O deputado vagabundo e o deputado trabalhador

Quero, hoje, apresentar aos meus leitores duas personalidades públicas brasileiras, ambas deputados federais de popularidade invejável, cujos respectivos nomes estão na boca do povo brasileiro. Primeiro apresentarei o deputado vagabundo; em segundo, o trabalhador. Peço, encarecidamente, aos meus leitores, dedicação à leitura, e leitura atenta, das palavras nesta crônica registradas, para se evitar interpretações equivocadas e compreender o verdadeiro valor das personagens avaliados.

Primeiro, respeitando-se o dito acima, dedico palavras ao deputado vagabundo, o José da Silva, que, durante quarenta anos de serviços prestados a si mesmo, e não ao povo que ele diz representar, apresentou um, e apenas um, projeto, cujo teor é este: cabe ao Estado ocupar-se de tarefas que garantam a liberdade de todo cidadão, tarefas que consistem, em poucas palavras, em defender a Pátria em caso de agressão externa, amparar os cidadãos vulneráveis, as vítimas de calamidades naturais, permitir que os cidadãos façam livre uso de seus talentos, desde que não incorram em crimes. Este é o teor do único projeto que o excelentíssimo deputado José da Silva apresentou no transcurso dos seus quarenta anos de vida parlamentar; em outras palavras, para usar expressão popular em nosso país, ele ficou a morcegar todo esse tempo. Agora, algumas palavras acerca da vida parlamentar do deputado João Mascarenhas, um herói nacional, cujo nome, nobre, aristocrático, já está nos livros de História do Brasil. É o senhor deputado João Mascarenhas autor de 2.890 projetos. Sim, meus leitores. São 2.890 os projetos de autoria do senhor João Mascarenhas, o mais prolífico deputado federal da História do Brasil. Pasmem: ele os apresentou em apenas uma legislatura, isto é, em apenas quatro anos. Repito a informação, por extenso: O deputado João Mascarenhas apresentou, no plenário da Câmara, em quatro anos, dois mil e oitocentos e noventa projetos. Admirável. Em favor do Brasil ele dedicou atenção exclusiva. Para que possam os leitores conhecer as reais dimensões do extraordinário trabalho do deputado João Mascarenhas, dou, aqui, uma síntese dos seus dez principais e mais significativos projetos: 1) todo cidadão brasileiro está obrigado a recolher impostos sobre o ar que respira - valor calculado por metro cúbico aspirado; 2) todo cidadão brasileiro está obrigado a recolher impostos sobre os metros quadrados que usa sempre que está a caminhar em locais públicos - valor estipulado considerando-se o tamanho dos calçados e a quantidade de passos dados; 3) todo cidadão brasileiro está obrigado a usar chapéu de alumínio em dias frios e chapéu de palha em dias quentes; 4) todo cidadão brasileiro está obrigado a beber, todo dia, 4.989 gotas de água - tal montante deve ser contado com o uso de um conta-gotas e na presença de um fiscal do governo; 5) todo cidadão brasileiro está obrigado a usar, nas segundas-feiras, meias azuis, nas terças-feiras, meias amarelas, nas quartas-feiras, meias verdes, nas quintas-feiras, meias roxas, nas sextas-feiras, meias pretas, nos sábados, meias marrons, e nos domingos, meias cinzas; e nos feriados estão proibidos de usar meias; 6) todo cidadão brasileiro está obrigado a cantar, todo dia, três vezes, uma vez às seis horas, uma, às quatorze horas e uma às vinte e duas horas, o hino da Internacional Socialista; 7) todo cidadão brasileiro está obrigado a coçar o nariz seis vezes por dia, de quatro em quatro horas; 8) todo cidadão brasileiro está obrigado a pontapear um poste duas vezes por semana; 9) todo cidadão brasileiro está obrigado a, ao acordar, remover, com um canudinho de plástico amarelo, dos olhos a remela; e, 10) todo cidadão brasileiro está obrigado a instalar em sua casa um altar sobre o qual deve pôr uma imagem do Grande Líder, e, três vezes ao dia, diante dela prosternar-se e beijar-lhe os pés.

Ilustre Desconhecido
Enviado por Ilustre Desconhecido em 19/08/2022
Código do texto: T7585593
Classificação de conteúdo: seguro