O DELICADO MUNDO MENTAL

De todas os males que acometem o ser humano desde os primórdios da civilização, a doença mental é a mais temida, enigmática e por que não, uma da mais debilitantes.

Vivemos tempos de modernidade com uma gama variadíssima de medicamentos que aliviam, amenizam, trazem mais conforto e bem estar a pessoa que por alguma desordem mental, fica a mercê de situações incômodas e muitas vezes constrangedoras. Atualmente, o número de afastamentos pelo INSS cresceu muito no quesito saúde mental, temos forte influência do meio familiar e social ,que desagregam o ser humano em muitos aspectos e aliado a disputa, acirramento, busca de objetivos, nem sempre viáveis, dificuldade em lidar com frustrações e outras tantas, acabam gerando transtornos diversos, como os vícios, e aumentando as vendas de remédios potente que contribuem para uma alarmante sociedade que busca alivio nas drogas lícitas para resolverem dores e desconfortos da alma.

Há uma necessidade de ampliar o tratamento dos transtornos mentais, pois somente medicamentos não fazem frente a avalanche de emoções que suscitam no indivíduo e são a mola mestra de todas interações sociais. Creio que a demanda de saúde mental, além de ser algo atemporal, pois seguirá sendo por anos a fio, com experimentos e pesquisas na área de saúde pública; renderá aos que tenham interesse pela mesma, grande chance de contribuir para que tenhamos melhorias nestes quesitos que afligem diversas famílias.

O mundo mental é delicado, rico, vasto e enigmático, devendo ter para tanto cuidado ao se adentrar e usar "ferramentas" terapêuticas que aliviem o sofrimento da pessoa, para que esta não tenha outras desordens advindas de algum tratamento errôneo ou diagnóstico impreciso.