ESCREVER... PARA QUÊ ?!

ESCREVER... PARA QUÊ ?!

"Escrever não dá camisa

a ninguém"! (da. APOLÔNIA)

Minha mãe foi empregada doméstica por quase 55 dos seus 92 anos, mais de 20 numa casa só. Creio que não sabia ler e aprendeu a "rabiscar" seu nome apenas para... VOTAR ! Sabia palavras em francês aprendidas com um casal de diplomatas canadenses, no bairro do Flamengo e, como empregada, não tinha igual. Trabalhava até 9, 10 da noite e, antes das 7 hs da manhã seguinte, estava na porta dos patrões para novo dia de "batalha". Praticamente NADA sei da vida de minha mãe, desde a sua infância no interior de Minas Gerais... "periga" ser parente (sobrinha ou talvez prima) de outra empregada, a famosa Carolina de Jesus, mineira como ela. Carolina aprendeu a ler PARA ESCREVER sua própria história !

Apolônia de Moraes, filha de Genoveva Maria de Jesus, trabalhava quase de graça, nunca a vi com dinheiro e comia pouco e às escondidas nas mansões, para "não dar prejuízo" aos patrões endinheirados. Por não ter falado NEM ESCRITO sua história de vida, filhos e netos -- chegou a ver 1 bisneto -- nada conhecem dela. Portanto, meu conselho a cada um é... ESCREVA, deixe no papel sua infância, anseios, sonhos, decepções, eventos alegres ou mesmo tristes da família que te deu a vida. Retrate o Passado, registre a trajetória de seus pais e do que narrarem sobre os avós, pais deles.

ESCREVER não é vaidade, embora pareça a alguns, é UM SERVIÇO que prestamos ao Futuro da humanidade, aos nossos descendentes. Tudo o que sabemos dos séculos antigos foi PELA ESCRITA, desenhos rabiscados nas cavernas -- uma forma de escrita -- pinturas milenares, esculturas e relevos... "ESCRITA" tridimensional ! Hoje ficou mais fácil escrever, os PCs dispensam papel e caneta e a WEB, a Internet, é colossal "caderno", à disposição de todos e de cada um.

Ananindeua, município no qual resido desde agosto de 1986, prepara-se para ter finalmente sua Academia de Letras... já era tempo, temos escolas e universidades de gabarito aqui e bons escritores e escritoras atuando como professores nelas. Em breve o complexo esportivo e de lazer "TERPAZ - Icuí", a famosa "Usina da Paz" prepara o 1º Encontro Literário, com o título de FESTA, salvo engano, isto de 13 a 16 de outubro. Encontros de literatos já tivemos aqui entre 1988 e 89, na antiga Biblioteca Municipal, graças a Lucinerges Couto, que merecia ter seu nome numa escola local.

Que essas Entidades de ensino e eventos semelhantes sejam o passo inicial de comunidades ativas, incentivando cada morador a ser Autor de suas memórias, além de "rabiscar" poemas, contos, crônicas, etc. Há poucas recordações escritas dos antigos tempos de Ananindeua, a maior parte é de fotos pessoais, que deveriam ser recuperadas e reunidas para formarem um painel do Passado da cidade, desde seus primeiros dias. Quem sabe, algum pioneiro -- já pelos 80 e de boa memória -- se disponha a narrar ou ESCREVER (d-escrever, melhor dizendo) os primeiros momentos do vilarejo, caminho das boiadas vindas de Belém, antes que tudo se perca. Escrever é, acima de tudo, REGISTRAR o Passado... que cada um faça a sua parte !

"NATO" AZEVEDO (em 20/agosto 2022, 21hs)