O NOSSO TERCEIRO LADO

Todos nós temos um lado bom, um lado ruim e o terceiro lado que não é bom e nem ruim. É o lado misterioso, secreto, que nunca revelou o que é, quais são suas intenções, qual roteiro segue ou a quem responde. Ele fica lá anos a fio quieto, fingindo de morto, parecendo inócuo, mas isso só é plena dissimulação. Numa hora qualquer, esse lado virá à tona, com faca no olho, alucinado, pronto pra detonar tudo. É como se ficasse todo o tempo se armando, se estruturando, preparando o motim. O terceiro lado é o que melhor conhece nossos pontos fracos, os desvios de caráter, aquelas partes da gente encardidas e até podres. É ele que já testemunhou todas nossas derrapadas, pisadas de bola, engodos e farsas. Sabe de cada passo torno, cada engrenagem faltando um dente, cada vez em que fomos vaiados, trucidados, desmoralizados, banidos. Ficou lá o tempo todo na moita, só nos observando, anotando no seu caderno, pegando cada detalhe, vendo tudo de vários ângulos e com várias versões. E aí quando entra em cena, coloca tudo abaixo, causa destruição imensa, letal, definitiva, que nos reduz a pó. Caso consigamos sobreviver, o que será bem pouco provável, o tal terceiro lado vai se desculpar, dizendo que não fez por mal, que foi um mero equívoco e outras ladainhas mais, voltando pra aquela posição de peixe morto, supostamente inofensiva, até dar o próximo bote e, nesse, não deixará pedra sobre pedra. Estaremos irrecuperavelmente perdidos de vez.

Oscar Silbiger
Enviado por Oscar Silbiger em 04/09/2022
Reeditado em 04/09/2022
Código do texto: T7597832
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.