NOSSA SAUDAÇÃO ÀS 3 MULHERES HEROÍNAS DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL.VIVA A BAHIA!

Pois é... A Independêcia do Brasil não foi feita às margens de um riacho lá no bairro do Ipiranga. A verdadeira independência foi a aguerida luta lá na Bahia contra o exército português que não queriam deixar o Brasil. Na luta pela Independência ,morreram muitos brasileiros. O Brasil não tinha um exérc ito constituído. Foi no muque,foi no braço,foi na cuca que baianos lutaram pela liberdade brasileira. E dentre esses heróis anônimos ,destacam-se 3 mulheres: Joana Angélica--a freira que impediu que os portugueses invadissem um convento onde estavam escondidos brasileiros lutadores.Esta freira foi morta pela espada de um soldado português. Outra heroína é Maria Quitéria. Na sua ânsia de expulsar os soldados portugueses do Brasil,vestiu-se de soldado e foi à luta. E enfrentou os homens do exército lusitano. Salve Quitéria! E outra grande mulher foi Maria Felipa,a Negra arrojada e corajosa que envolvia os portugueses com seus encantos para poder ajudar os feridos e esfomeados soldados brasileiros . Maria Felipa tinha a Força e a Coragem da Mulher Negra que tanto sofreu com a Escravidão.Lutou,lutou,lutou,como lutam até hoje as Mulheres Negras por seus filhos e maridos seem contar com ajuda do Estado. Salve Maria Felipa! Salve a Força da Negritude e a Coragem. Dom Pedro I foi um grande homem. Mas não enfrentou os portugueses aqui no Brasil. Dom Pedro I foi enfrentá-los lá em Portugal ,em defesa do trono contra seu irmão Miguel.E venceu e deu estabilidade ao Estado Português. E se tornou rei com o nome de DOM PEDRO V. Pois é...Como a vida dá muitas voltas,um brasileiro foi lutar em Portugal e se tornar rei. No Brasil,Dom Pedro não enfrentou uma só batalha. Mas as Mulheres Baianas sim. Lutaram pela Independência do Brasil. Salve Maria Felipa,Maria Quitéria e Joana Angélica. Heroínas do Brasil.

Chico Chicão
Enviado por Chico Chicão em 06/09/2022
Código do texto: T7599551
Classificação de conteúdo: seguro