Sobre o amor e o filosofar BVIW

O rosto adolescente do outro lado da mesa exigia que eu dissesse alguma coisa e eu sem palavras. Sua pergunta? O que é o amor? Eu fiquei olhando para ele no auge do seu desejo sexual. Neste seu momento, amor é tesão e desejo satisfeito, amor é sexo. Ele continua: o que faz as pessoas ficarem casadas tanto tempo? O que te mantém casada tanto tempo?

Pensei em todas as definições de amor que eu conheço, desde Platão até os filósofos contemporâneos, passei por Freud, Lacan, Sartre. Simone de Beauvoir me ajuda!!! E não dizia nada! Ele me olhando e aguardando resposta.

Poderia dizer que não existe o amor pelo outro, na verdade eu amo o que eu projetei e idealizei no outro de mim mesmo, é a expectativa da completude que nunca se completará. Ou que, o amor é um determinismo biológico, um desejo de acasalamento e de proteção da prole para que se preserve a espécie. Ou que amamos o desejo, a falta e este é uma busca de si mesmo no outro. Olhei uma eternidade para o meu amigo e disse:

“ O amor é este prazer que você sente e que agora é só físico, mas você, com certeza, encontrará uma pessoa que além deste prazer te dará segurança e uma vontade muito grande de tê-la por perto a vida toda. Por enquanto, trate as pessoas com respeito” e, bem objetiva, “use camisinha. Sempre!”

O que me mantém ao lado de uma pessoa vinte anos? Passei a noite sem dormir tentando responder porque estou casada há vinte anos. De manhã, resolvi que não sei e não preciso desta resposta. Dei bom dia ao meu amor, tomamos café juntos e saímos para fazer uma caminhada, como fazemos todos os domingos pela manhã. Amor também é rotina.

Marcia Cris Almeida

06/09/2022