São Luís capital do amor

São Luis Capital do amor

São Luís, Capital do amor.

Os ponteiros do relógio da Praça João Lisboa assinalavam 17.40, o sol caia vertiginosamente sobre a Baia de São Marcos, emitindo os últimos raios que refletindo nos vitrais espelhados do Teatro Arthur de Azevedo luzes multicoloridas, transformando o calçamento de seculares pedras nas mais belas e raras gemas preciosas que guardam as sonoras historias de 410anos de gloria reluz.

Ah! São Luis dos franceses, holandeses, portugueses, dos intelectuais, dos artistas das letras e das artes, de magistrais políticos, tema de muitas lendas, berço das ladainhas, dos pregoeiros, cidade de fé, de muitos nomes... Minha cidade amada, cantada, escrita, falada em versos e prosas poéticas, São Luis Capital do amor. Hoje, reverenciada pela tua gente que respira, transpira a melodia do vento soprando suave sobre os casarões levantando a poeira de séculos e, um desses fios brancos que bailam no ar com a brisa e com os quais se divertem as crianças, as raparigas e os poetas, e que não interessam aos sábios, porém, hão de falar que caíram de uma fiandeira e ante a interpretação frívola e a melancolia de outrem é que se desencadeiam os acontecimentos desta história em prédios, ruas apertadas e restos veneráveis de quatro séculos, nos quais as coisas e os homens tinham caráter de simplicidade que os costumes vai dia a dia perdendo...

Depois de seguir os meandros desses caminhos lendários que despertam lembranças cujo efeito tende a suscitar devaneios, surge entre a historia e o alvorecer de muitas manhãs em um magazine composto de pontes, viadutos e edifícios luxuosos que a modernidade dos tempos trouxe, exilando o burburinho tão conhecido de todos nós que representamos a historia viva, pelo zoar de carros, avenidas e musicas que não são as nossas. O que restou de minha eterna cidade, apazigua os meus sentimentos diáfanos elege a serenidade atônita que ainda mora em nós , quando despontamos para um povo que canta o teu hino, te reverencia e declara o amor por ti, como dizem ou te chamam, cidade de muitos nomes porque para mim o teu nome é amor.

Airton Gondim Feitosa