NO "PAÍS DO FUTEBOL"...

NO "PAIS DO FUTEBOL"...

Escrevo na tarde que (se) finda deste "feriadão" de 200 ANOS da Independência... dependíamos das mercadorias da Inglaterra vitoriana, das modas e livros da terra de Júlio Verne e, infelizmente, do braço escravo que construiu o Brasil, vindo "na marra" da África-Mãe. Ficamos independentes... em quê ?! Ontem, hoje e (Deus nos livre !) amanhã, seja com Lula ou, miseravelmente, com a "Besta", ainda compramos trigo, maçã, arroz e petróleo -- ouviu, escritor Monteiro Lobato ? -- e nem sequer reles celulares de 90 reais fabricamos. As TVs todas vêm agora DE FORA, a indústria nacional "sucumbiu" ! Estivesse eu em Brasília, com a facilidade com que se compram armas teria talvez livrado a Nação (e o Futuro) dessa "desgraça", deste pária que só quer nos destruir.

Pobre Copacabana, "onde nasci" e vivi minha juventude... assiste impotente ao surgimento de um "novo ADOLF" (o de 1933), nesse instante em que escrevo falando em COMUNISTAS (?!), eterno argumento de ditadores baratos, desde um certo Getúlio Vargas, este em 1934. Será que o "doido" consegue fechar o Congresso (como fez GV)... "aquele bando de caipiras rudes", segundo Paulo Francis ?! Não duvido nem um pouco, p*rra !

Não é de um Brasil "na UTI" que vou falar, é do Brasil-maravilha (?!, nem tanto, "NATO", nem tanto !) de 1969-70, no auge da Ditadura, com o gordo Delfim Neto manipulando inflação e estatísticas e "matando" meia população DE DESNUTRIÇÃO, traduzindo, fome. CARESTIA era a palavra na boca de todo pobre, além de "água no feijão" e "preços pela hora da morte" ! O resto era PROPAGANDA oficial, FAKE de doer "no Brasil do meu coração" !

-- "Você também é responsável..." dizia a canção, "então me ensine a escrever", continuava. Em poucas Escolas públicas, todas precárias e lotadas, adulto não entrava; não sabiam escrever MAS VOTAVAM fazendo X ou + ("cruzinha") desde os tempos dos "coronéis" do interior, "voto de cabresto" diziam, que o "capitão" pretende ressuscitar. (Afinal, quer outro mandato... para quê?!) Daí os militares criaram o MOBRAL... mas o pobre que não tinha nada -- gás era para ricos, pobre cozinhava com lenha ou "querosena" nos fogãozinhos JACARÉ -- tinha ao menos a Seleção, a de João Saldanha, o "língua solta", ganhando tudo nas Eliminatórias de 1969, com Garrincha "virando Pelé" eu acho, na verdade nem sei se jogou, pois tinha amante num país todo católico e onde ser "crente" era quase um crime. O país MUDOU (?!) tanto que, neste 2022, ser católico é que é errado !

Voltemos ao futebol... Saldanha mandou um general (que tentava "escalar" o selecionado canarinho) ir "cuidar do Quartel" e teve a "cabeça cortada" às vésperas da Copa. Entrou no seu lugar um "militar linha-dura", Lobo no sobrenome, embora ao que eu saiba cedeu aos caprichos do general-presidente. (-- "ÊLE MANDA, eu obedeço...", teriam ouvido, na época !)

E chegamos à COPA DE 70, eu e milhões de outros paupérrimos, vivendo com um "salário menos que mínimo" que "acabava" lá pelo dia 12 ou 15, o resto do mês era "no caderninho", o bloco de FIADOS que toda taberna, baiúca, mercearia, bodega, padaria, "talho", peixaria ou o que fosse, tinha. O Dia do Trabalhador -- o insípido 1º de Maio -- era o terror de todos: já prevendo os 8 ou 9 cruzeiros "de aumento" (?!) POR ANO "dados" por Delfim, Simonsen, Roberto Campos ou sei lá quem, os supermercados REMARCAVAM freneticamente tudo e o dia 2 de maio iniciava "fazendo um buraco" no bolso dos assalariados. ISTO os que relatam os "anos dourados" do Regime Militar NÃO CONTAM, não falam de trens e ônibus superlotados, falta de hospitais públicos decentes, de remédios e VACINAS, que nem existiam, aliás.

-- "Afinal, "bocoió", vais falar da Copa quando, "c@r#lho" ?!, pensa um "bolsominion" que me lê furioso, irritado por me ver ofender a Ditadura que tanto admira. Havia ministro pego com mala cheia de pedras preciosas, outros fazendo contratos LESIVOS ao país (Itaipu, Usina Nuclear de Angra, gás "de graça" pra Bolívia, etc) e devendo no Exterior fortunas, com o "vampiro" FMI "dando as cartas". E O SALÁRIO, óóó... segundo análises o MÍNIMO dos generais estava 50 ou 60% MENOR que o valor real inicial, quando foi criado por Getúlio Vargas lá por 1950. Pensam que os militares de 1969 se importavam com isso ?! Pois se, AGORA, não se importam !!!

-- "Mas, "vamos pro jogo, que trabalho é "roubo"!, chacoteia o povo, fazendo graça da própria desgraça. Vi a Copa inteira de 1970 NA RUA... creio que estava desempregado ! Lembrei, não estava, era "estafeta" (*1) do antigo DCT (ganhando 1/3 do SM por ser menor de idade), depois EBCT, ECT e, por fim, CORREIOS, esse mesmo que não me entrega coisa alguma ! Poucos tinham TV naqueles dias... "a cores", então, só os "bacanas" que moravam em frente ao mar. Aparelhos enormes embutidos em "armários" de madeira, da marca PHILCO -- não sei se havia outras -- novidade absoluta lançada meses antes da Copa. As poucas lojas que os tinham exibiam a geringonça em pedestais altos, a "pobrarada" desocupada tomando a rua e impedindo a passagem de carros e ônibus. O "chofér do lotação" desceu do veículo -- sob aplausos da multidão -- e assistiu o jogo inteiro, os passageiros estupefatos com a cena olhando pelas janelas, em plena rua Barata Ribeiro. Vi parte dos jogos na superloja de mesas de som JOSIAS STUDIO, com telão gigante meio fosco, todo mundo com seu radinho de pilha, aquele de couro azul ou marrom, todo furadinho. Vibrávamos segundos ANTES da imagem dos gols, o som do Rádio CHEGAVA PRIMEIRO, uns 8 segundos na frente.

-- "90 MILHÕES em ação... salve a Seleção"!, dizia a música transmitida pelos alto-falantes dos longos postes da praia inteira, essa que Bolsonaro EMPESTA com seu radicalismo. FOI A MAIOR COPA de todos os tempos, o Brasil temido pelos adversários, jogando sem medo contra a poderosa Inglaterra, o "ex-país do futebol". Somente em 1982 voltaríamos A SONHAR com algo parecido, mas a arrogância dos nossos jogadores poz tudo a perder. De lá para cá, foram ladeira abaixo tanto o país quanto o futebol... até JOGOS COMPRADOS houve durante o RM e isso não é Fake News ! A "máfia da Loteca" (no final dos anos 70) fez um "estrago" danado na credibilidade da Loteria Esportiva, a famosa "LOTO" ! Hoje não é muito diferente... é só esperar para ver (e crer) !

"NATO" AZEVEDO (em 7/set. 2022, 18,30hs)

*****************

OBS: (*1) - ESTAFETA - entregador de telegramas que, ao contrário dos carteiros, não tinha entrada gratuita nos coletivos, pagavam passagem, mesmo com a horrível jaqueta cinza-horror, tirando do próprio bolso, ou faziam o trajeto a pé.

EM TEMPO - um amigo em Paris, bolsonarista fanático, fala em HIPOCRISIA... não visto a carapuça, sempre detestei esse monstro. Hipócrita é quem FINGE VER nele um anjo (?!), um MITO, "o que só fala a verdade"! Tenham dó... meu ouvido não é penico ! O jornalista JÂNIO DE FREITAS (in Diário do Pará, 4/09/22, pag. B-8) deu o depoimento definitivo e irreplicável: (grifos meus) "Bolsonaro NÃO PODERIA estar em disputa eleitoral. Sua candidatura É ILEGÍTIMA. Os delitos quase diários que enfileira não deixaram de ser delitos por se tornarem aceitos à força da repetição mas, sobretudo, à falta de que as instituições determinadas pela Constituição -- Congresso, Judiciário e Procuradoria-Geral da República à frente -- cumpram o seu dever. Ainda assim, quando conclui um mandato de LIBERDADE CRIMINAL, Bolsonaro está diante de um obstáculo que seu privilégio ridiculariza: a LEI DA FICHA LIMPA. Vale para numerosos aspirantes à eleição, desde vereador. Para Bolsonaro, a fileira de delitos não faz intervalo nem na reta final da campanha pela reeleição. Quando a ideia de reeleição é em si mesma, no seu caso, DELITO MORAL contra o país". (continua)