Empatia ou ideais apartados

O que dizer da postura de um ser humano diante da discriminação? De seu comportamento perante a dor de sofrer preconceito?

O que se entende por empatia é praticada de verdade?

A empatia pressupõe ser capaz de entender o que é ser uma empregada doméstica, ouvir seus patrões de chamarem de "secretária" e dizerem que você é quase da família, mas você não se sentar à mesa para comer junto com esses familiares, não ser convidada para as festas a não ser para estar numa mesa de canto e ajudar na limpeza.

Entender o que é sofrer as investidas sexuais abusivas do patrão que vê o corpo de sua empregada como extensão de seus domínios e local de recreação ocasional.

Sentir como se fosse na sua pele o que é ser negro e ser olhado e percebido apenas como um serviçal subserviente que não pode ter o direito de argumentar contra seus senhores brancos, que é vítima de suspeita de qualquer crime apenas pela sua cor de pele, de ser impedido de ter as mesmas coisas que todos porque são tem acesso integral às mesmas oportunidades que aqueles que já estão em situação de privilégio.

Saber a dimensão do que é ser pobre e não ter condições de morar com conforto, de escolher o que comer e vestir, de poder mudar de classe social, de acesso à saúde, educação, remédios e outros direitos que deveriam ser respeitados como fundamentais.

Perceber as amarras de não poder expressar suas opiniões políticas, de exercer sua fé e manifestar sua religião, de amar a quem quiser, de dar e receber amor, de ser diferente em suas interações sociais e intelectuais.

A empatia é instrumento humano que dá a capacidade de não somente se entender a dor dos outros, mas de senti-las, de derramar lágrimas indignadas diante do opróbrio que outros sofrem e estar junto para erguê-las de seu estado de humilhação e tristeza.

Instrumento que motiva se levantar em defesa de outros que sofrem agruras discriminatórias, de lutar lado a lado em busca de igualdade de tratamento em todas as circunstâncias, e até sair da sua zona de conforto, de partilhar seus recursos em ordem de ajudar e de transformar a vida de outrem.

Se o teu conceito de empatia for diferente daquilo que aqui foi falado, se tua satisfação depende do não reconhecimento da necessidade e dos direitos dos outros, teu caminho é vazio e apartado, tuas verdades não são as minhas, e nossos ideais andam e direções opostas.