Meu primeiro emprego com carteira assinada

MEU PRIMEIRO EMPREGO COM CARTEIRA ASSINADA.

Meu primeiro emprego com carteira assinada.

Geralmente para eu escrever algum texto, leio os textos do Recanto e me inspiro em um deles. Esse texto foi inspirado na crônica da Conceição Gomes : Meu primeiro emprego.

Fui trabalhar com carteira assinada pela primeira vez no Hospital São Paulo. Lembro-me bem da entrevista feita por uma freira. Ela me perguntou se eu tinha ginásio. Como eu já estava cursando o primeiro ano do curso Clássico, fui logo admitida para trabalhar no Centro cirúrgico com técnica de centro cirúrgico.

Durante uma semana, uma enfermeira, responsável pelo Centro cirúrgico, passou várias horas comigo me explicando tudo o que era preciso para executar bem meu trabalho: como preparar a sala que eu ia ficar durante uma cirurgia; receber o paciente; abrir os recipientes onde ficam os aventais usados pelos médicos, amarrar seus aventais cirúrgicos, abrir as caixa com as luvas esterilizadas, abrir a caixa com instrumentos cirúrgicos, abrir ampolas, abrir caixa com gases, marcar início e fim da cirurgia e escrever tudo que foi gasto durante a cirurgia.

Após terminar a cirurgia, levar o paciente para enfermaria ou UTI, limpar a sala para a próxima cirurgia.

Gostei muito de trabalhar no centro cirúrgico, pois aprendi muito sobre a vida, mas não consegui acabar com meu medo de gente que já morreu aparecer para mim. Cheguei ajudar vestir uma linda moça que morreu após uma cirurgia do coração, segurar na mão de uma velhinha no momento que ela acabava de falecer e outras coisas que eu achava que poderia com esse tipo de medo, mas foi tudo em vão, meu medo continuou e só acabou após muitos anos, quando eu fui a um psiquiatra e contei a ele meu medo, tomei o remédio que ele me receitou.

Trabalhei no hospital São Paulo aproximadamente cinco anos, não apenas no centro cirúrgico, porém em outros departamentos do hospital exercendo outras funções como: secretária de um laboratório, secretária das enfermeiras e dos funcionários do hospital. Como secretária aprendi escrever todos os tipos de requerimentos: transferência de férias, atestado de boa conduta e outros atestados.

Foi muito bom meu primeiro emprego, acho que foi onde mais aprendi. Só saí devido o atraso de pagamento que acontecia muitas vezes durante o tempo que trabalhei lá.

Atiz