A PACIÊNCIA

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR

Sem sombra de dúvidas a paciência coloca cada ser humano em paz e harmonia com todos os ciclos conhecidos da natureza.

É via de mão única ter a paciência necessária para chegar onde quer, a maior dentre todas as sabedorias, por exemplo, é plantar uma “semente”, esperar ela apodrecer para nascer, crescer e da frutos e sombra... segundo os ciclos da natureza.

O sonho de qualquer pessoa que pensa no próprio futuro é frequentar um bom “colégio” e uma boa “universidade”, arrumar uma atividade laborativa e ou emprego com bom “salário” e de degrau em degrau chegar a ocupar por mérito um cargo e ou função superior.

Antes da era cibernética e da "modernidade" implantada pelos avanços científicos e tecnológicos, também andava junto como a linha do "trem" o “sonho” de se casar para constituir uma família até que a morte separasse e ter filhos para perpetuar a espécie e o ramo familiar, isso depois de ter uma profissão, emprego e ou trabalho certo, porém, em raras exceções eram diferentes. Com o passar da “carruagem” tudo mudou e a família continua também mudando em cada ciclo da natureza.

Tem gente mudando de profissão como quem troca de roupa, isso a procura de melhores salários. Já não se usam mais diplomas e fotos de família na sala principal dos lares, raras são as exceções.

Tem gente dizendo que não tem “sorte” em nada na vida, exceto o papel de ser mãe e ou ser pai solteiro. Por outro lado tem gente dizendo que é o “destino”. Então a "sorte" e o "destino", são os degraus imaginários criados pela mente humana para ter paciência e suportar o fracasso. Claro que não!...

Assim como todos os seres vivos, as pessoas também atravessam "ciclos" e ou "estações", ex-vi, as inúmeras possibilidades excitantes e frescas que surgem durante a “primavera”; observa-se que o “verão”, é o agente principal de realização diante da força provocada pela energia e pela criatividade; já o desencantamento vem com o “outono”, quando se começa a perder o interesse até então vigorante em termos de sonhos e conquistas; e que com o “inverno” vem naturalmente o descontentamento, isso, porque agente se sente vazio, frio e até mesmo com medo de perder o calor que alimenta a vida que nos mantém de pé.

Assim sendo, isso é um processo natural que passa pela vida de todos os seres vivos racionais e irracionais. Passa tão rápido que nem se percebe tais ciclos em nossas vidas.

Agente faz de tudo para viver sempre no “verão”, é por isso que consume tantos medicamentos energéticos, festas, distrações e fantasias para todos os prazeres e gostos, para se afastar do “outono” e ou do “inverno” de nossas vidas.

É preciso ter harmonia com as quatro estações, para se puder nascer, crescer e desenvolver, enquanto ser vivo naturalmente. Assim agente deixa de lado as prioridades antigas para dar espaço ao novo existencial e próprio de cada ser.

Não se precisa ir muito longe para saber como se processam os ciclos da natureza, basta conversar com um jardineiro. Tudo é questão de respirar fundo, ter paciência, se plantar tem colheita. Tudo é questão de tempo...

É ilusão pensar que plantar uma semente hoje e que ainda hoje ela vai nascer, crescer, desenvolver, florescer, dar sombra e frutos. Agente não pode puxar as folhas, fazer abrir com a força humana as pétalas do botão, visando acelerar e ou antecipar o desabrochar da flor natural, qualquer que seja ela. Tudo é questão de tempo, do ter paciência cíclica. E não é diferente tal ciclo em relação à humanidade.

Em síntese, a lei da natureza é assim e vai continuar sendo assim mesma, não adianta se desesperar querendo resolver tudo ao modo humano, é preciso se preparar sempre para a “primavera” que existe dentro de cada ser. Já com o “inverno”, tempo fértil e ou época para plantar até mesmo sem saber o que plantar, porque em plantando tudo dar. Então, como assim? Tenha paciência de que todo ano tem nova “primavera”.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 24/09/2022
Código do texto: T7613140
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.