UMA LEITURA QUE ME MARCOU (BVIW)

 

 

O pouco que sei aprendi com os livros e uma das coisas que aprendi  é que eles  permitem ao ser humano registrar fatos importantes da sua história e repassar tais fatos às sociedades posteriores, atuando como vetor do conhecimento. Também é dito  que a  literatura é uma manifestação artística que representa a comunicação, linguagem e criatividade, sendo considerada a arte das palavras. Com a capacidade de expressar as emoções, anseios e dilemas humanos, os livros fazem muito mais do que levar o leitor para o mundo da imaginação, eles inspiram e ensinam lições. Todos nós temos uma história que nos marcou, como também aquele personagem que parece tão próximo que se tornou um amigo.

Se me perguntasse qual o livro que fez a “minha cabeça” eu diria: não, não foi  O Pequeno Príncipe e sim Pollyanna, que li na minha juventude e retrata   uma menina de onze anos, filha de um missionário pobre, que após a sua morte vai morar com uma tia que não conhecia, essa tia além de  rica era muito severa . Na sua nova casa  começa  a ensinar às pessoas o "jogo do contente" que havia aprendido com o seu pai. O jogo consiste em procurar extrair algo de bom e positivo em tudo, mesmo nas coisas aparentemente mais desagradáveis. Como exemplo ela conta que certa vez “ tinha pedido bonecas e ganhei muletas. Mas fiquei feliz porque não precisava delas.”  Com  Pollyanna aprendi a jogar o “jogo do contente”, que jogo até hoje.

Zélia Maria Freire
Enviado por Zélia Maria Freire em 04/10/2022
Reeditado em 04/10/2022
Código do texto: T7620219
Classificação de conteúdo: seguro