(Des)comento

Se há uma coisa que é estranha, mas acontece e nesta seara virtual, acontece demais, é quando comentamos alguma coisa , e o sujeito que recebe não gosta, não curte ou se sente mal com observações feitas a partir do nosso comentário, então, alguns, como eu, deletam ou simplesmente, descomentam. Estranho,mas usual.

Pegando este exemplo faço uma comparação com um convite, quando convidamos alguém para um evento, é de praxe e elegante que estejamos receptivos e alegres com a visita, mas há casos em que a pessoa convidada para um casamento, batismo, formatura ou outro acontecimento, é autora de algo que a desabona frente aos demais, como uma fala inapropriada, uma atitude drástica e que acarreta desonforto e sofrimento os demais, ou mesmo uma inconveniente mensagem virtual que ganha ênfase e cria embaraços, aí vem o tal (des)convite, porque a pessoa em questão se tornou "Persona no grata". Já houve casos de estadistas, diplomatas e pessoas famosas serem "adjetivadas" como tal. Fazendo um entrelace com a cortesia e bons modos, hoje estava eu titeando com uma pessoa do meu serviço, e falamos sobre a tal gentileza gera gentileza, e claro, é motivo de cortesia e gentileza convidar e comentar (no caso do comentários, sem ofensas ou depreciação), já o Des é algo que traz essa pecha de indelicadeza, mas há situações que não tem jeito; eu mesma, apago e saío pela tangente, ou como diz a música, á francesa.

As letras de canções e poesias sempre me inspiram. Beijos Marina!

Canção À Francesa de Marina Lima e Antônio Cícero