A DEMOCRACIA ESTÁ SENDO MUITO MAIS RETÓRICA DO QUE UMA PRÁTICA NO BRASIL.

Embora o termo democracia seja bem amplo e como sabemos não se adequa ao Brasil, contudo, no que tange a livre expressão ela tinha até pouco tempo atrás um grau de circulação entre as pessoas que usavam como forma de usarem seus pensamentos no sentido debaterem os problemas da sociedade.

Nos dias atuais é preciso muito cuidado para não ter suas vidas ameaçadas, principalmente nas redes sociais.

No entanto, meu foco específico aqui é nas escolas públicas. Não sei sobre os colégios paticulares, mas sei um pouco em relação as escolas públicas.

O que observo, também me incluo quando os professores ficam ingersados, pouco ou nada confortáveis ao tratarem da realidade social dos alunos no que se refere ao trafico de drogas. Boa parte dos referidos estabelecimentos educacionais se encontram em locais onde o traficantes comandam. E também como sabemos uma parte dos alunos são envolvidos com os traficantes. Assim fazer críticas contundentes a realidade social em que o discente vive é por demais perigoso para os professores.

Então nossa democracia de livre expressão de pensamento fica e muito comprometida.

Mesmo os chamados "filósofos " da mídia alternativa como o YouTube, e que alguns escrevem em jornais de grande circulação no Brasil, falam de tudo, menos desse assunto tão pertinente ao povo brasileiro. Parece que nem existe ou que vivem em outro planeta.

Nesta semana na escola em que trabalho perdemos um aluno, os traficantes mataram. Houve uma certa homenagem pela manhã, as aulas funcionaram até as dez horas. Pela tarde funcionou normal. O argumento foi que o referido discente estudava pela manhã. O estudante era conhecido como turista, quase não aparecia na escola. Porém, ainda que o aluno tivesse sido ausente do estabelecimento educacional poderia se estivéssemos em condições normais de uma democracia da livre expressão de pensamento seria motivo para um debate sobre o quanto o tráfico de drogas está afetando os nossos jovens e todo o comportamento do povo brasileiro na forma de lidar com suas vidas diante da violência no seu cotidiano.

Democracia está sendo muito mais uma retórica do que uma prática no Brasil.

inclemente
Enviado por inclemente em 05/10/2022
Código do texto: T7621233
Classificação de conteúdo: seguro