Assim, assado e pronto!

Vamos falar sobre a vida.

Confesso que não faço a mínima ideia de quem foi que criou e qual a origem da expressão "assim e assado"  que tanta gente usa descomprometidamente nas mais variadas situações, geralmente ao explicar coisas.

Hoje em dia, para muitas dessas coisas que não fazemos a mínima ideia, basta dar um "google" para logo descobrir que algum espertinho já subiu essa informação para a rede e a deixou prontinha e a sua disposição. Mas não é o que desejo no momento. 

Apesar de notar que a grande maioria das pessoas a utiliza pela simples "aliteração" que é a denominação da figura de linguagem resultante da repetição de consoantes, nesse caso, da consoante "ésse" nas duas palavras, sendo que esses ésses estão duplos por estarem associados à necessidade advinda do fato de termos a vogal "a" os antecedendo em ambas as palavras "assim e assado", mas não para por aí. 

Tem algumas pessoas que, além disso, resolvem enfeitar ainda mais a maravilhosa expressão e lança vaidosamente, "assim, assado e pronto" (inclusive o corretor ortográfico do celular no qual escrevo, me deu automaticamente a terceira palavra dessa sequência ao colocar a vírgula entre assim e assado).

Querendo eu aqui colocar a minha própria impressão sobre isso, me recuso a acreditar que quem criou a tão interessante expressão o tenha feito pelo simples sibilar das sílabas, ainda que as pessoas assim dela façam uso. (E por isso mesmo não quis "guguear", pois me tiraria a originalidade do pensamento que me sobreveio ao pensar sobre e que de tão estupendo, provavelmente, definirei a minha vida, a partir de então, em AD "antes disso" e DD "depois disso".) Mentira! 

Mas fato é que não pude não me dar o direito de criar uma tese sobre a expressão enfeitada "assim, assado e pronto".

A tese é que, da mesma forma que "assim e assado" são duas coisas, também "assim, assado e pronto" não são três. São também duas coisas. Sendo o "assim" a primeira e "assado e pronto" a segunda. Pois o pronto estando relacionado ao assado, só me leva a crer que significa "pronto para ser servido" e não, pronto para qualquer outra coisa. A essa conclusão qualquer reles mortal chegaria, mas o que importa é o que isso tem em relação com a vida. Afinal, vamos falar sobre a vida. 

Antes importa, necessariamente, ressaltar que, simplesmente assado pode não estar pronto para ser servido, pois poderia, por exemplo, o bolo estar pronto mas não cortado em pedaços e outras tantas possibilidades de não poder ser servido e veremos como isso faz toda a diferença na expressão. 

Quando alguém diz:

-A receita do bolo é assim. Requer-se a necessidade de ou colocar "dois pontos" e passar a discorrer sobre todos os detalhes da receita ou já o ter feito antes, sob pena do pronome "assim" soar vago.

A vida é um emaranhado gigantesco de complexidades, ou como diria, em bom "mineirês" um mineiro não tão caipira assim. A vida é um "trem" complexo.

E de posse da clareza cristalina de que a  vida não é tão simples como uma receita de bolo, vamos a outra análise.

Quando alguém diz "

-A vida é assim. Esse "assim" para estar em condições de ser minimamente recebido como aceitável jamais pode ser o resultado de algo simples, senão o resultado do esforço tremendo para a formulação e reformulação de um enorme conglomerado de códigos de programação movidos e definidamente escolhidos nos ambientes neuronais de um brilhante cérebro. E daí partimos para a outra parte do pensamento sobre a expressão enfeitada. 

Falando da vida, ao usar alguém a expressão "assim, assado e pronto"  se o "assim" é a vida (toda), o "assado e pronto" deve ser algo "resolvido", ou seja, pronto para ser servido. Esse algo, um pequeno recorte da vida ou pedaço do bolo.

O recorte pode ser algo dentro da área profissional, sentimental ou qualquer outro pedaço da vida.

E se esse recorte não estiver resolvido, não estiver pronto para ser servido, complicou. 

Quando observamos que a vida é um gigantesco emaranhado de complexidades e alguém do alto de sua sabedoria tem autoridade para dizer "a vida é assim" significa que, para esse sábio, a vida é um gigantesco emaranhado de complexidades "decifrável" (ao menos para o tal sábio). E ele,  capaz de decifrar o emaranhado todo poderia a qualquer momento pegar um recorte e apresentar aos outros "assado e pronto para ser servido".

Um recorte, um assado  mas não pronto para ser servido acontece sempre quando parte da vida não está "resolvida".

Uma séria discussão em que há necessidade de que ambas as partes envolvidas precisam chegar a um consenso  mas isso não ocorre ou até mesmo uma dúvida.

É sobre isso.

Monteiro Minuto
Enviado por Monteiro Minuto em 09/10/2022
Código do texto: T7623655
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.