VAMOS REFLETIR !!! Não trocaria por nada neste mundo!

VAMOS REFLETIR !!! Não trocaria por nada neste mundo!

Um dia destes estive no Banco para fazer uma operação financeira, ou melhor, para pagar contas e, então sentei-me ao lado de um senhor de idade provecta, bem mais idoso que eu e, para passar o tempo enquanto não éramos atendidos, começamos uma prosa despreocupada, e despretensiosa, trocando em miúdos, jogar conversa fora.

E não é que o senhorzinho é bão de prosa, de papo, bão contadô de causos. Se mostrou ser uma pessoa espirituosa, alegre, paciencioso, lúcido apesar de sua avançada idade. Boa memória, e cheio de vida.

Conversa vai, conversa vem, proseamos de tudo um pouco. Falamos dos nossos times de preferência, eu santista e ele corintiano (seu defeito e pecado capital). Lembrava de todos presidentes e com propriedade tecia elogios e/ou críticas aos presidentes e de alguns por exemplo: poíticos como Tancredo Neves, Ulisses Guimarães.

Prosa vai, prova vem, e lá continuávamos com nossas interlocuções, e num é que em pouco tempo conheci toda sua família desde os que ainda são vivos, e aqueles que já se foram, escafederam-se.

Uma vez por semana ele faz essa rotina, sai de sua casa e caminhando com passos preguiçosos até o Banco. Os funcionários já o conhecia e por ele tinham respeito e cuidado. Era o cliente preferido. Todos tinham por ele um carinho especial, um respeito paternal.

Bão sô, em dado momento disse ao senhorzinho que eu ia aderir à modernidade e ativar pelo aplicativo o Banco de modo que com isto pela internet eu poderia ter no recesso de meu lar todos os serviços que o Banco oferece aos seus clientes. E sugeri a ele que fizesse o mesmo,

O senhorzinho me olhou com seus olhos já cansados, mas com uma surpresa que me desconsertou e me perguntou porque ele faria isso?

Então eu disse que assim baixando o aplicativo pelo celular, você não terá que passar uma hora aqui para fazer uma transferência ou qualquer outra operação bancária e poderia fazer de casa mesmo com todo conforto. Poderia, inclusive fazer compras on line.. Tudo será mais fácil e menos trabalhoso e menos cansativo.

Para minha surpresa ele me respondeu de forma a me surpreender e deixou-me estupefato com sua resposta. No entanto ele me respondendo perguntando: se fizer o que sugeri \z\aw\não teria que sair mais de casa?" Respondi-lhe que sim e que até os alimentos poderiam ser entregues na porta da casa, agora com a Amazon!

Sua resposta me deixou sem palavras me desconsertando.

Então me respondeu, sabe de uma coisa: - "Desde que entrei neste banco hoje, encontrei quatro dos meus amigos, conversei um pouco com o pessoal que agora me conhece muito bem.

Você não sabe que estou sozinho, e esta é a companhia de que preciso. Gosto de me arrumar e vir ao banco. Tenho bastante tempo, é o toque físico que anseio.

Dois anos atrás eu adoeci. O dono da loja de quem compro frutas veio me ver e sentou-se ao lado da minha cama e chorou.

Quando minha esposa caiu alguns dias atrás, durante sua caminhada matinal, o dono da mercearia local a viu e imediatamente pegou seu carro para levá-la para casa, pois ele sabe onde eu moro.

Agora me diga: Eu teria aquele toque 'humano' se tudo ficasse online?

Por que eu iria querer que tudo fosse entregue a mim e me forçar a interagir apenas com meu computador?

Gosto de conhecer a pessoa com quem estou lidando e não apenas o 'vendedor'. Isso cria laços de relacionamentos.

A Amazon oferece tudo isso também?"

" Tecnologia não é vida. Passe tempo com as pessoas, Não com dispositivos."

O mundo está morrendo por causa das facilidades que fizeram as pessoas sedentárias..."

Surpreso com tanta sabedoria e disposição e vontade de interagir fisicamente com as pessoas me deixou envergonhado. Se eu estivesse valendo do banking, não o teria conhecido e jamais teria passado umas boas horas trocando umas prosas com esse sábio senhorzinho.

A internet teria me furtado o prazer de conhecer um ser humano espirituoso, alegre, convidativo, boa prosa e muito sábio. A modernidade, o mundo da tecnologia pode permitir muita coisa e facilitar tantas outras, mas não pode propiciar, mesmo nos papos diretos, o calor humano, a troca de empatia o sentir o coração do outro palpitando e nem ser solidário quando estiver carente de trocar prosas e impressões com pessoas de verdade que pulsa vida e corre sangue.

Guaxupé, 11/010/22.

1000tons

Milton Furquim
Enviado por Milton Furquim em 13/10/2022
Código do texto: T7626405
Classificação de conteúdo: seguro