Mais um 15 de outubro para a conta

E porque hoje é dia dos professores, mais um (ou menos um) na vivência coletiva e experiência solitária com que lido a cada dia. Corro o risco de cair num clichê, ao reforçar a ideia de ser uma das profissões mais ricas do mundo, porque é. Disseram-me e eu acreditei que a educação é o que há de mais necessário para se formar homens de bem; tão logo e sempre, pude compactuar da mesma opinião por vozes de muitos líderes e autores (Paulo Freire, Nelson Mandela, Rubem Alves, etc.), transformando-a em aprendizado para a minha vida. Formei-me professora. E foi ela, a educação que fez grande obra na minha vida; assim segue e eu a persigo para ser quem eu sou.

Pertenço a uma geração de românticos e sigo escrevendo uma história pautada na esperança de um mundo melhor (para todos). Foi ela, a esperança, minha mais sábia companheira e conselheira em todas as minhas necessidades. Foram indispensáveis, o romantismo e a esperança, para que eu canalizasse a mesma ideia, fazendo-a persistir com o mesmo juízo até os dias de hoje, para mim. Mas será que isso acontece também com outros professores?

Na história do nosso país, a educação sempre foi prioridade, na Constituição e nos discursos, também. Na prática, em tempos nebulosos como os que atravessamos agora, ao longe se avista. Terão, os professores, pontuais lembranças de suas juras de amor pela profissão? "Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que a fez tão importante...". Será que este dia ainda é celebrado como especial? Se é que foi algum dia! 

Datas comemorativas tendem a ser lembradas, unicamente, como feitos do passado, o que não diminui a sua importância, mas não impulsiona a vida em movimento. No Brasil, inclusive, muitas delas, senão todas, são lembradas por seus feriados. Mas esta, é, sim, uma data especial. Um dia para elevar a nossa singularidade, valorizar a nossa coragem e reacender as chamas da esperança. Esperançar uma educação melhor e real, que forme cidadãos para a vida unitária - em sociedade e para a sociedade em comunidade - na qual possamos projetar pontes e armar vidas com dignidade. Dia de lembrarmos que, mesmo com todas as dificuldades e muros que enfrentamos "sozinhos" todos os dias, a não valorização do salário, do esforço e da nossa profissão são eixos consequentes de interesses triviais ao longo da história - afinal, pessoas inteligentes tendem a atrapalhar a democracia brasileira - investir em educação no Brasil é uma necessidade?

Creio que estarei viva por muitos e muitos outros anos e possa reviver esta data; mas espero estar lúcida em todas elas para poder testemunhar minha pouca grande experiência como semeadora de esperança e ver, ainda, que nada foi por puro lirismo, mas por amor à vida, e isso importa! Importa que sejamos professores e lutemos pelos nossos e por nossos direitos todos os dias.

 

Feliz dia dos Professores!