MEMÓRIA E GRATIDÃO POR PESSOAS DA MINHA HISTÓRIA...

 

Em 22 de maio de 2021, participei de um Retiro Inaciano de Pentecostes, no Centro Loyola de Fé e Cultura, na Gávea, que é uma extensão da PUC.

O tema foi: AMAR E SERVIR – GUIADOS PELO ESPÍRITO SANTO.

 

Na 2ª parte, houve um momento de silêncio e reflexão, que nos foi pedido para fazermos memória e darmos testemunho de um tempo de nossa vida. Então, tentei lembrar das pessoas que me ajudaram a superar uma fase difícil e agradeci a Deus por cada uma.

 

Quero agradecer a Deus por todas as pessoas que foram Vento, Luz e fogo do Espírito Santo, em minha vida e na vida da minha família, no período de 1976 até hoje. É difícil relacionar todos e todas. Mas, tenho certeza que todas elas estão inscritas no livro da minha vida. Falarei dos que emergiram no meu pensamento e no meu coração, neste momento:

Lembro do Padre José Roberto Devellard, que me chamou para ser catequista, em 1977, quando tudo começou; de Marta Fortunato, costureira e amiga, que me acompanhou nos serviços apostólicos, por quase 40 anos; da amiga animada e responsável, Maria Inês;     de meu pai, que me ajudou nos ensaios do Teatrinho Nosso Quintal; das crianças da rua Padre Roma, dos meus filhos e da Caixa Econômica, com novas funções de trabalho profissional; da Pastoral da Catequese na São Tiago Apóstolo e depois na São Francisco de Paula, Ordem dos Mínimos, na Barra da Tijuca, incluindo a coordenação da Catequese por 10 anos. Estou lembrando, também, da ECASA, Encontro de Coroinhas e Acólitos da Santo Afonso; do Amparo Maternal, cuidando de gestantes carentes;  e da Ação Comunitária Sal da Terra, com suas Creches Chameguinho e Ternurinha, instituída pela Assistente Social, Zezé, minha irmã querida e o Padre Gustavo Auller.                                  Todos estes serviços realizados, voluntariamente.                                                                    Em 1976, eu não estava bem de saúde, pois havia passado por problemas sérios na família. Mas o Vento, o Fogo e a Luz do Espírito Santo me animaram, me conduziram e me fizeram viver novas experiências de vida. Este novo rumo me fez crescer, como gente e como cristã e em consequência, meu esposo e meus quatro filhos, também, participaram cada um a seu tempo, deste novo caminho de vida.

Hoje, agradeço a Deus por tudo que me aconteceu antes, e que motivou essa mudança e que fez nossas vidas seguirem por outro rumo, guiados pelo Espírito Santo de Amor, como a bala do canhão mudou a vida de Santo Inácio de Loyola. Obrigada Senhor por tudo!

 

Olhando para trás, eu vejo que sozinha não poderia ter feito nada! O Espírito Santo faz milagres em nossas vidas, iluminando e convocando pessoas para cruzarem o nosso caminho. Precisamos estar atentos para perceber seus movimentos e dizer Sim, com fé e coragem!

Catequista Terezinha Domingues

Em, 22 de maio de 2021

 

Terezinha Domingues
Enviado por Terezinha Domingues em 18/10/2022
Reeditado em 18/10/2022
Código do texto: T7630309
Classificação de conteúdo: seguro