O sorriso de Mona Lisa está amarelando

Após Iracema ter feito uma explicação sobre a famosa pintura de Leonardo da Vinci à filha Yara, de 10 anos, que mostra aptidões para essa área, ela questionou seu genitor vendo a gravura na tela do celular.

- Pai, se Leonardo levou mais de três anos para pintar um quadro tão pequeno (77cm por 55cm), como ela conseguiu ficar todo esse tempo com o mesmo sorriso? Ela estava em pé ou sentada? Se estava em pé, meu Deus! Três anos... E quantas horas por dia? Seu braço esquerdo parece estar apoiado em algo, mas não define se é uma cadeira. Podia ser uma escrivaninha... algo assim.

- E ao fundo, montanhas. Onde ela estaria quando foi pintada? Parece estar à frente de uma grande janela. Janela? Então ela estava em pé! Veja pai os dedos da mão direita. Que perfeição!

- Que tal se eu fizesse o mesmo tendo mamãe como modelo? Porque ela, quando fica brava, também esconde um sorriso meio assim, disfarçado. E a pele do rosto fica vermelha.

- O senhor não acha que o sorriso da Lisa está meio amarelado? Ouvi dizer que as fotos de antigamente amarelavam. Não vou usar tinta escura no vestuário. Mamãe terá uma manta azul celeste; dá mais vida. E o fundo vai ser os morros do Rio de Janeiro para não ficar dúvidas. Vamos convencê-la a ser a minha Mona Lisa? Vai que a pintura fique famosa! E mamãe é mais bonita que Lisa e seu sorriso nunca irá amarelar.