SAGA CEARENSE - Simples Relance

Em meados de julho de 1989, Ana Cláudia e eu nos propusemos a desbravar o Velho Mundo (risos). É de se ler.

Então, compramos um pacote de excursão com destino a alguns países da Europa: Inglaterra, Franca, Bélgica, Italia, Espanha, etc., com início em Londres.

No entanto, a nossa saga começou, mesmo, no antigo Aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza - CE.

Os nossos passaportes estavam sob os cuidados do agente da empresa de turismo para providenciar os vistos necessários e nos foram devolvidos pouco antes do embarque no avião que nos conduziria à cidade do Rio de Janeiro. Foram momentos de intensa e dolorosa expectativa.

Vencida essa etapa, por volta do meio-dia, fomos convidadas para o almoço no Galeão, por parentes da Ana Cláudia.

Às 15:00h, a bordo do jumbo da Bristish Always, seguimos viagem com destino à Londres. A decolagem se fez assustadora, pois a aeronave balançava provocando turbulência.

Já em Londres, após o desembaraço aduaneiro, fomos ao ponto de ônibus para pegar o transporte que nos levaria ao Hotel, onde fomos acolhidas. A capital britânica estava sob forte nevoeiro, inobstante estar na estação alta.

Na portaria do Hotel fizemos o voucher, conhecemos a turismóloga que deveria nos orientar durante a excursão, fato que não aconteceu. A felicidade é que tenho traquejo.

Após cumprir as exigências burocráticas fomos nos alojar na suíte indicada.

A seguir estivemos no supermercado para comprar o almoço. Depois fomos passear num belo parque nas proximidades do Hotel. Na volta e, em vista do clima oferecer uma tarde ensolarada, que se mostrava um convite para conhecer os pontos turísticos de Londres. Assim fizemos. Registramos TOWER OF LONDON, onde estão as joias da Rainha. Ricas joias! Guardas do Rei e guardas da vida do Rei aceitaram fazer fotos conosco. Também estivemos na TOWER BRIDGE, onde está a mais famosa ponte sobre o Rio Tâmisa. Vimos o BIG BEN e outros pontos de interesse turístico.

Por volta das 23:00h fomos dormir. Tudo tranquilo.

De repente... Ouve-se constante murmúrio pelo corredor e, simultaneamente, toque de sirene do FIRE DEPARTMENT. Havia suspeita de bomba. Aguardamos a vistoria na frente do hotel, com outros hóspedes.

Feita a vistoria, não sei informar se os policiais encontraram algum explosivo. Dispensamos os aposentos, por receio justificado e, assim, permanecemos numa grande sala atapetada, plena de mofo, o resto da noite.

Circulava a notícia de que grupo islâmico queria vingar a ofensa proferida por SALMAM RUSDIE, no livro de sua autoria e intitulado VERSOS SATÂNICOS.

A narrativa se desenvolve na Inglaterra e na Índia e o título se refere a alguns versos do Alcorão.

Inobstante isso, a excursão cumpriu o acertado. No dia seguinte, numa embarcação, atravessamos o Mar da Mancha com destino à França.

Zilmar Pires