LIBERDADE DE EXPRESSÃO - SEMANA DELICADA

Liberdade de Expressão – Semana Delicada

(Vento Lusitano)

É fato incontroverso que estamos vivenciando uma semana delicada, conturbada, em termos de liberdade de expressão. Tem quem diga que as noticias incomodaram, inclusive, ilustres personagens já falecidos. Alguns deles: - Cesare Beccaria, iltaliano defensor do direito penal moderno, escreveu o livro “Dos delitos das penas. – Alguns deputados e senadores responsáveis formulação da Constituição de 1988. - Rui Barbosa, brasileiro, jurista, conhecido como “Águia de Haia”. Esse, aliás, já havia alertado o que é pior em termos de liberdade de expressão.

Bem! Desculpem! Acontece que repentinamente mudei de ideia e não vou dar seguimento ao meu escrito relacionado à liberdade de expressão, vou parar por aqui. Acontece que como já disse anteriormente é uma semana conturbada. Sendo assim, para dar uma relaxada, creio que é melhor contar uma história, a história de Lourenzo, como ele perdeu o bigode.

A verdade é que sempre que se aproxima um feriado lembra-me o Lourenzo, ele é conhecidíssimo na cidade. Ele sempre usou bigode, diga-se de passagem, um vasto bigode, o qual sempre manteve com afinco e esmero. Diz ele que é tradição em sua família os homens usarem bigode. Ele é um homem de baixa estatura, gordinho, literalmente falando o bigode é quase maior que ele, está sempre com chapéu estilo cowboy e com uma cinta com grande fivela.

Em certa ocasião Lourezo desejava aproveitar o feriado para visitar seus familiares no Rio Grande do Sul. Conta que pretendia sair em viagem logo cedo, ao clarear do dia. Sendo assim, preparando para viagem que ocorreria no dia seguinte, resolveu ir até o salão da barbearia de Dermeval para cortar a barba e ajeitar as pontas do bigode. Quando chegou sua vez, ajeitou-se bem na cadeira e fechou os olhos, lhe era costume cortar a barba com os olhos fechados. A verdade é que Lourenzo relaxava cortando a barba com os olhos fechados, chegava ao ponto de ficar sonolento. Logo Dermeval iniciou o trabalho, não demorou a barba estava cortada, então Demerval segurando a ponta do bigode de Lourenzo lhe indagou: - “E esse aqui viaja?” Lourenzo sonolento, pensando que Demerval estava lhe indagando se iria viajar no feriado respondeu com um sinal afirmativo com a cabeça, como que dizendo: - “Sim”. Lá se foi o bigode de Lourenzo.... Rsrsrsrsrs. Lourenzo quando abriu os olhos assustado disse a Demerval: - “Porque cortou meu bigode?” Demerval de pronto respondeu: - “Mas eu perguntei para você se ele viajava e você respondeu que sim”. Lourenzo ficou tão decepcionado que chegou a suspender sua viagem, disse que jamais se apresentaria a sua família sem bigode, seria como estar nu, pelado. A partir daí Lourenzo passou a ajeitar as pontas de seu bigode em sua casa, diz que é mais seguro. Aliás, também comungo com o pensamento de Lourenzo, em casa realmente é mais seguro em todos os sentidos.

Vento Lusitano
Enviado por Vento Lusitano em 21/10/2022
Reeditado em 21/10/2022
Código do texto: T7632685
Classificação de conteúdo: seguro