Evangelho segundo São Mateus

O 'Evangelho Segundo São Mateus" era a obra sobre a qual eu deveria fazer um seminário. Eu havia lido o livro e gostei muito. Não o li como leio um romance, de forma linear, do começo ao fim.

Lia uma página e saltava para outras páginas. Retirei o livro na biblioteca. Fiquei uma semana com ele. Não fiz nenhuma anotação que me chamasse atenção. Na hora de fazer o seminário não sabia nada sobre ele. Só sabia que eu havia gostado muito dele.

Quando entrei no auditório, ele estava cheio. Na frente da sala, havia uma mesa onde estavam sentadas atrás dela as pessoas que iriam avaliar o seminário. Ao lado, na parte da frente, também estavam algumas pessoas sentadas numas cadeiras. Pareciam que faziam parte da avaliação.

Eu estava com o meu marido, atrás de todos, no auditório. Vi passar uma amiga minha. Pensei ao vê-la passar: “como Marlene está bem vestida!”

Chegou na hora da apresentação. Fui até à mesa onde estavam as pessoas que me avaliariam, enquanto ia, pensava se deveria cumprimentá-las antes da apresentação. Ao me aproximar, percebi que não deveria cumprimentá-las. Apenas perguntei onde deveria ficar para apresentar o seminário. Ninguém respondeu. Alguém daqueles que estavam sentados ao lado na frente disse :”fique ali”. Apontou para um lugar ao lado onde havia um pequeno estrado. Quando olhei para o estrado, os outros que estavam com ele riram alto, pareciam que estavam zombando de mim.

Fui para o meio do palco e comecei a falar:

“Meu nome é zita Alves pisetta, trabalhei na biblioteca vinte anos.”Assim que disse essa frase,uma moça lá do fundo gritou: “você esta falando muito alto” . Falei mais baixo: ”meu nome é Zita Alves Pisetta, trabalhei na biblioteca vinte anos. Li esse livro em uma semana e gostaria que vocês lessem. Não sei falar sobre ele, mas sei que é muito bom”. Falei só isso, pois não sabia mais o que falar.

Quando saí de lá, ouvi alguém comentando: “o autor escreveu que ele trocou seus móveis e comprou só móveis antigos.” Lembrei-me que tinha lido isso. Acordei. Pensei: esse sonho vou publicar, pois tem começo e fim a minha história. Vou também pesquisar na internet o nome desse livro, pois nunca ouvi falar nele. Já assisti na sala São Paulo uma ópera com esse nome. Foi um espetáculo emocionante. Se apresentarem de novo todos devem assistíi-la.

Atiz