Um certo vaivém

Se você observar bem verás que pelos campos e cidades as pessoas andam em um vaivém constante.

Certamente você que morou no sítio ou em uma cidade pequena do interior sabe do que estou falando e com certeza vai lembrar.

Não tem como esquecer.

Normalmente a pessoa da cidade já tem a rotina e o dia a dia da cidade.

Naquele tempo uma cidade pacata.

E no fim de semana, quase sempre os domingos e feriados são para o descanso e lazer.

Quando muito ir a uma pizzaria ou lanchonete aos sábados a noite e uma vez ou outra ir em algum baile ou cinema se tiver um na cidade.

E no domingo pra quem segue uma religião ir a missa ou culto evangélico e depois dar algumas voltas na praça e no jardim.

Já tinha a televisão e o "fantástico" aos domingos a noite.

Era bem assim.

E aí termina o fim de semana.

Já para aquelas pessoas que vivem no sítio tem uma rotina bem diferente das pessoas da cidade.

A começar pelo trabalho braçal e cansativo o dia inteiro na labuta diária da roça.

E olha que cansa!

Como cansa!

Bem, imagina isso todos os dias, meses e anos.

Entra colheita e sai colheita.

Uma hora chuva.

Outra hora um sol de lascar.

Quando não o período de frio.

Não tinha blusa que segurava o frio e vento gelado.

Bem, fim do dia.

A noite normalmente seria pra descansar.

Eu disse seria.

Mas, quem estuda, ao voltar do trabalho na roça, logo após um banho as pressas e um jantar ligeiro, ainda tem que deslocar até a estrada e pegar o ônibus escolar até a cidade onde está localizado o colégio.

Alguns chegavam a dormir no ônibus.

E até na sala de aula tamanho era o cansaço.

O estudo vai até por volta das 22:30 horas.

O ônibus escolar já está estacionado em frente ao colégio esperando para fazer o transporte dos alunos que moram nos sítios.

Dependendo do lugar o percurso pode demorar uma ou duas horas por uma estrada de terra.

Em média essa pessoa só irá dormir após as 00:00 horas.

Não dá tempo nem de dormir.

Logo o despertador chama para mais um dia de labuta na roça.

E assim vai a semana inteira.

E o sábado?

Bem o sábado é dia de vir a cidade fazer compras.

E aproveitar para trazer um saco de arroz para beneficiar e na volta levar junto com as compras.

E a diversão?

Missa ou terço na capela do bairro.

Futebol de campo quando tinha um torneio.

E nos dias de festas ir a igreja e depois andar no jardim e praça da cidade.

Era bem assim por vários anos.

Pelos campos e cidades pessoas andam em um vaivém...

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 23/10/2022
Reeditado em 24/10/2022
Código do texto: T7634322
Classificação de conteúdo: seguro