FREUD EXPLICA, JUNG TAMBÉM! kkkkk

A PERSONALIDADE NA VISÃO JUNGUIANA

A palavra personalidade é de origem Grega ( Persona ), que significa mascara, personagem, identidade associada ao comportamento observável de uma pessoa. Tem como característica o temperamento, o que adquirido socio culturalmente, referente ao caráter, nosso Eu (Ego) é nossa personalidade. Segundo Carl Gustav Jung, a personalidade é uma construção pessoal do individuo e assim sendo, pode-se afirmar, que se trata de um conjunto de características cognitivas e afetivas que constroem o indivíduo. Ainda ilustrando o tema, o que ele definia como psique é desenvolvida através de sistemas isolados e de forma dinâmica de uns sobre os outros. Enquanto discípulo de Freud, Jung não concordava com a visão sobre os fatores de motivação da personalidade. Haja vista, que na visão junguiana as funções psicológicas básicas são: sentir, pensar, perceber e intuir. Há dois tipos de caráter nesse sentido, o caráter introvertido e o extrovertido o que interfere na personalidade. Para Carl Gustav Jung, a personalidade — ou psique, como ele a chamava é por sistemas isolados que atuam de forma dinâmica uns sobre os outros. O psiquiatra e psicoterapeuta era um estudioso assíduo, bebeu de várias fontes e por muito tempo foi um dos discípulos de Freud. Embora viesse a usar suas referências sobre consciente e subconsciente, Jung não concordava com a visão de Freud sobre os fatores de motivação da personalidade. Na visão junguiana, existem quatros funções psicológicas básicas (sentir, pensar, perceber e intuir) e dois tipos de caráter (Introvertido e extrovertido). Cada indivíduo desperta em si uma função básica e um tipo de caráter, originando assim a sua personalidade.

TEMPERAMENTO FORTE

Há na vida, pessoas de personalidade forte a ponto de não aceitar opiniões, muitas vezes se achando os donos da verdade, apontam os defeitos alheios e esquecem de ver a trave que existem em seus próprios olhos, escondem-se atrás da máscara de suas próprias realidades. Analisar esse tipo de pessoas e não enxergar a intolerância, é quase que impossível sendo assim, o melhor a fazer é tentar o diálogo aberto e sincero na tentativa de ajudar na mudança de opinião, na tentativa de fazê-las crescer e ser melhor aceita na sociedade moderna. Opiniões justas e sinceras muitas vezes são capazes de mudar a maneira de ser do nosso semelhante. E você(s), o que acham deste posicionamento?

Esoj.Otrebor

tigre branco
Enviado por tigre branco em 24/10/2022
Código do texto: T7634515
Classificação de conteúdo: seguro