Povos e nações.

Uma nação se faz em torno de uma mesma ideologia, de objetivos e caminhos traçados.

Quando o povo de um país se deixa enganar, se deixa influenciar por promessas impossíveis de serem cumpridas, o sentido da nação se deteriora e abre espaços para a corrupção e o oportunismo.

Aos corruptos oportunistas interessa a ignorância. Povo ignorante é povo gado. Se deixa levar ao matadouro e vai feliz.

Mas democracia não é apenas uma palavra bonita e as vezes ela pode levar um povo a ser facilmente manipulado. Isso acontece quando ela é utilizada para o engodo. A democracia verdadeira só acontece com a educação. Não existe ilusão quanto a isso.

Um povo que aceita ser conduzido precisa ser educado. Missão difícil e que leva ao menos 100 anos para gerar frutos.

Não existe milagre econômico. É preciso exercitar deveres antes de se reivindicar direitos, porque direitos requerem estabilidade econômica.

Não podemos esperar que Deus nos ilumine. Precisamos buscar a própria luz.

Ideologias diferentes, povos diferentes.

Povos diferentes não formam uma nação.

A poesia de JRUnder
Enviado por A poesia de JRUnder em 31/10/2022
Reeditado em 31/10/2022
Código do texto: T7639722
Classificação de conteúdo: seguro