S A R A C U R A S

PEQUENAS CRÔNICAS DO COTIDIANO

SARACURAS

Impressionante como nosso pensamento voa longe e um som,um cheiro,um termo proferido por alguém,tem o poder de provocar este " voejar " no mundo das lembranças.

Retornando agora de um supermercado, imerso neste fim de domingo carregado de uma certa melancolia.

À minha esquerda, nuvens ligeiramente rosadas, de quando em quando brilham aos relâmpagos e trovões muito distanciados delatam tempestade em algum espaço que desconheço.Pessoas fazem caminhadas pelo parque e à minha direita o céu tem cores indescritíveis depois de uma chuva passageira de a pouco.

O ar é de uma pureza infinita.Pessoas retornam de seus passeios e eu sigo com minha sacola de pão.

A pouca distância...

Uma ponte, algumas casas, janelas iluminadas - feito olhos noturnos a espiar a boca da noite - e elas...

As saracuras numa tremenda algazarra.

Os trinados são esfusiantes !

É como que a noite esteja a lhes prometer uma espécie de orgia.

Paro por instantes, para ouvi-las e num átimo de momento sou aquele pirralho sentado ao colo de vó Maria, relutando para ir pra cama.

Porém no embalo daquela velhinha eu sempre acabava me rendendo ,e a sua canção de ninar nascida dos potreiros, das sangas, das aroeiras e luares trazia a sonoridade das aves ribeirinhas, em especial das saracuras.

Rodopia-me agora na memória aquele refrão - imitando àqueles pássaros - cantarolado em suave,como que fora as longínquas saracuras da minha existência.

"Quebrei três potes///Num sôco só///Quebrei três potes..."

Uma estranha sensação de paz faz-me sentir um feto,aquele a quem se espera,acarinhado pelas mãos de mãe.

O ruído estridente do portão de ferro afasta-me do devaneio.

A janela de minha casa junta-se aos olhares investigativos da noite que espalha-se sobre a cidade.

A orgia das saracuras ecoa agora distanciada feito a voz amaciada de vovó.

Fecho o portão.

Uma estrela precoce me espia e eu vou adentrando com a sacola de pães.

IRATIENSE THUTO TEIXEIRA
Enviado por IRATIENSE THUTO TEIXEIRA em 01/11/2022
Código do texto: T7640617
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.