Dia de Finados, do reencontro, das lembranças, de matar saudades

O mais importante de tudo é saber, que a vida continua e que ninguém morre. Apenas fazemos a passagem de um plano para outro.

Dia de finados é a oportunidade de reforçar a reverencia aos entes queridos e saudosos que continuam presentes, para sempre! Neste dia 2 de novembro, é reverenciado no Brasil o Dia de Finados. Essa data, além de muita saudade que nos traz em relação a aqueles queridos que se foram, por mais que o tempo passe, reforçam essas lembranças!

É o dia do reencontro entre mortos e vivos ou de almas que tiveram a oportunidade de poucos ou muitos anos, de convivência, do compartilhamento de ideias, projetos, experiências, lições, cada um a seu modo viveu e amou e fez o melhor que pôde durante a sua passagem pela terra. Todos nós perdemos alguém, e neste dia, quando visitamos, física ou mentalmente, o campo santo, é como se a gente se reencontrasse com aquela pessoa.

Um filme vem à cabeça e, às vezes, claro, nos emocionamos, e ficamos com os olhos marejados. Mas, chorar de saudade não é vergonha para ninguém. Temos que libertar esse sentimento, deixando-o que tome conta de nossa emoção do momento, que é único. As orações nos aproximam dos nossos queridos saudosos e nos conforta.

O mais importante de tudo é saber, que a vida continua e que ninguém morre. Afinal nascemos para morrer e morremos para viver, assim é a Lei de Deus. Independente de crença, todos acreditamos na existência da alma. A vida é um presente de Deus e tudo que temos é como se fosse um empréstimo. Um dia temos que devolver tudo, pois nada levamos, a não ser nossos exemplos, nosso amor ao próximo e nossa fé.

No dia de Finados, vamos refletir e promover uma reforma espiritual e lutar, afinal quem é vencedor!? Deus é o pai de todos e, assim como pai, Ele quer nosso bem, a nossa vitória. Vencer com humildade e sabedoria, sem pisar nas pessoas e sem maldade. A vitória tem mais sabor quando obtida com méritos.

A saudade é tão forte que parece remoer minhas forças, me fragilizando de tal forma, que me deixa sem chão, sem razão, sem reação, perdido entre a dor e a esperança. Esses sentimentos promovem uma bagunça dentro de mim, se misturam entre a realidade e a eternidade, o momento e o futuro, distintos, fogem do meu alcance.

Lembranças tumultuam meus pensamentos e o fim me leva a rever minhas ações. Se foram boas ou más agora nada mais importa. Certamente, se resumem, na cruz que vai estar na minha sepultura que carregarei comigo para onde for. Pesada ou leve, vai depender do que fiz durante a minha jornada terrena.

O bom da vida é que sempre teremos uma chance de mudar o destino, ter a consciência tranquila e acreditar que um dia será melhor que outro. De onde vim, a educação é excelência e os valores morais uma obrigação. Nossos queridos e saudosos nos guiam, nos protegem, nos conduzem e nos amam incondicionalmente. Vamos orar por eles e por todos nossos irmãos. A oração nos faz ficar bem próximos deles e nos permite abraça-los e acabar com essa saudade, que nos devora a cada dia.

Edimilson Eufrásio
Enviado por Edimilson Eufrásio em 03/11/2022
Código do texto: T7641996
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.