Gratidão à vida

A gratidão é a maior virtude que um ser humano pode ter durante sua existência. Ter gratidão é agradecer por tudo e pelo pouco que a vida lhe oferece. Quem agradece, vive mais feliz, pois a felicidade é construída para habitar dentro de cada um de nós. Devemos agradecer até pelas provações às quais o universo oferece, pois, assim, será fortificação para vencer os mais diversos desafios, valorizando, inclusive, a vida. Nunca devemos nos esquecer de que temos o livre-arbítrio e cabe a cada um de nós escrever a própria história, do começo ao fim!

Pessoas ingratas, em geral, são infelizes, vazias, sem vida. Vivem a sombra daquelas que têm sucesso. São meros objetos expostos na sua estante e esses não saem do lugar, a menos que alguém os mova. São incapazes de compreender e enxergar a beleza do horizonte e insistem em viver na escuridão, com medo de ser notados ou observados. Não é exagero avaliar que se trata de seres humanos, no mínimo, sem disposição de lutar em busca da felicidade.

Por isso, é fundamental que cada um de nós, tenha gratidão por tudo! Olhar ao redor e ver quantas pessoas estão precisando de ajuda, inclusive de uma palavra amiga. Veja quantos sofrem e que é preciso que se conheça sua história de vida que, em geral, se perdeu e com ela as oportunidades. Hoje vivem de lamentações, nostalgia e melancolia. Com gratidão, é possível não só negar quanto afastar esse estado de espírito em nós!

Sejamos audaciosos e corajosos. Não nos titubeemos quando as oportunidades aparecem. Agarramo-nos e sempre agradeçamos ao Universo, pois, só assim, teremos sabedoria para distinguir tudo que precisamos ou não. Somos o espelho que reflete a nossa própria imagem e reféns das ações que praticamos, sejam elas boas ou ruins.

Existem pessoas que fazem muita falta e que nada poderá substitui-las. Não existe dinheiro (nem ouro e nem prata) que possa ocupar o lugar dessas pessoas de valor, porque são brilhantes e de almas cristalinas. São verdadeiros missionários que, ao partirem, deixam um legado e um vazio que nunca será ocupado.

Sejamos essas pessoas que passam pela vida e deixam sua marca. Sejamos nós, simplesmente, na simplicidade do caminhar descalço na areia, respirar o ar da madrugada, andar a pé pelas ruas nas noites, sonhar com a lua e contemplar as estrelas. Agradeça a vida com a qual o Universo lhe presenteou.

Quando se tem a humildade de agradecer e perdoar, o Universo nos concede uma energia protetiva e nada poderá causar o mal. É como se houvesse uma auréola cuja proteção nos tornasse intocável. Adquirimos a imunidade contra todas as correntes do mal e vivemos mais felizes e sem ficar presos aos prazeres mundanos.

O poeta se rende aos encantos da natureza, observa o infinito do mar em silêncio, como se fizesse uma oração de agradecimento. O poeta se banha das aguas longevas e sagradas como se limpasse sua alma de toda mazela do mundo. O poeta deixa transparecer sua lágrima em cada gota que lhe banha a face e se curva diante da beleza envolvente. O poeta agradece ao Criador a missão de poetar e produzir as mais belas poesias.

Seja gratidão como grata deve ser a vida, sempre. Mesmo nas adversidades, a vida é uma graça e precisa ser brindada com a diária gratidão. Eu agradeço pela minha, pela sua e pela vida de todos os seres do Universo.

Edimilson Eufrásio
Enviado por Edimilson Eufrásio em 04/11/2022
Código do texto: T7642638
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.