Dois causos do fim de 2007

Para o Corinthians, cair para a 2ª divisão neste domingo era o mais justo. Também era o que todos esperavam - visto o time ruim e inexperiente que tem, mas é a única chance de salvação para um clube que se afundou de tal maneira em suas bases políticas e administrativas. Não que eu ache que "já que está no inferno, abraçe o capeta", mas, numa situação dessas, o melhor que pode acontecer é começar uma reestruturação do zero, sem a pressão de estar enfrentando os grandes clássicos ou de ter que buscar uma vaga na Libertadores, sem a menor condição para tal. Em pouco tempo, com o apoio da imensa torcida e o bom senso de seus atuais diretores, para não cair em novas ilusões de parcerias fraudulentas, esse clube tem tudo para voltar a ser um dos grandes do futebol brasileiro. Escrevo como um torcedor que já viveu isso, com o Grêmio, e perdeu o trauma de passar uma temporada na série B.

------/------

Hugo Chávez, para o bem dos venezuelanos - opinião minha, perdeu o referendo em que propunha significativas mudanças na Constituição do país, sendo a principal delas a possibilidade de sua perpetuação no poder. Este é o principal motivo pelo qual me oponho a esta cartilha do homem que controla oito canais de televisão e cassa concessões de quem não aceita seus exageros políticos.

Apóio alguns poucos pontos da proposta de Chávez, como a diminuição da carga-horária de trabalho de seis para oito horas diárias, e a criação de um fundo para pagar aposentadorias a trabalhadores informais. No entanto, sou contra a redução da idade mínima, de 18 para 16 anos, para o cidadão poder votar (acho que deveria ser facultativo até os 21), contra a perda da autonomia por parte do Banco Central, e acima de tudo, contra a estratégia paternalista e carrancuda com a qual o líder venezuelano quer se tornar o novo Fidel Castro, tendo no falido comunismo cubano seu modelo para a América Latina.

Enfim, é claro que os chavistas que, por acaso, lerem este texto, podem se manifestar contra minha posição, pois não tenho nada contra opiniões contrárias, quando são construtivas.

Andrei Andrade
Enviado por Andrei Andrade em 04/12/2007
Código do texto: T764430