04 DE DEZEMBRO DE 2013

Já chegou? Não acredito... Passei o mês inteiro querendo acreditar que não, o final do ano não estava aqui, colado no meu nariz, mas está. O quê? Mas não estamos em 2013? Ah, eu me equivoquei... É que ando correndo demais, e o que era novo ontem, hoje já é... ultrapassado.

Andei fazendo vista grossa para aquele velhinho de barbas que enfeita os shoppings todo final de ano. Acho que por isso não vou a shoppings nos finais de ano: não gosto de perceber que está chegando o tão temido 31 de dezembro. Planos para o reveillon? Sim, estarei na China, lá, ao menos, não comemoram o ano novo nessa data!

Tudo parece tão rápido, não percebo o tempo passar. Acho que é por isso que ultimamente não aprendo mais nada... Quando foi que tivemos caos aéreo? 2005? 2006? Nossa, foi em 2007. Não, não, 2006. Já nem me lembro mais. E o avião que escorregou na pista? Acho que esse foi em 2007. Mas aquele que caiu eu não me lembro quando foi. E o aquecimento global? Quando foi que começaram com todo o estardalhaço? Eu não sei, não estava no mundo pra saber. O dia que o Dunga assumiu como técnico da selecinha eu lembro: foi exatamente no dia que eu ganhei minha primeira bicicleta de gente grande! Ah não, aquele era o Parreira, e o Dunga era o capitão, ta certo... Falando em futebol, já estão vendendo ingresso pra Copa? Eu quero ir ao Morumbi. No Maracanã eu não vou por que no Rio eles precisam da Tropa de Elite. Mas ainda tem Tropa de Elite? Achei que o Bope, a essa altura do campeonato, já tinha virado artigo de luxo. Ah é, ainda estamos em 2007. É que tudo parece tão distante. E o Paulo Autran? Morreu ontem, mas parece que foi anteontem. A Xuxa ainda está viva? Dizem que sua filha já tem quase 20... Vai saber.

Estou vasculhando a memória aqui pra tentar lembrar o que mais aconteceu nesse ano... Comecei a ouvir Los Hermanos. Ou foi no ano passado? Acho que já ouvia desde Ana Julia, mas aí é que não vou lembrar do ano mesmo. Enfim, já ouvia, mas nunca havia prestado atenção. Soube que agora a banda está dando um tempo. E esse tempo ta parecendo uma eternidade. Madeleine Peyroux eu passei a ouvir esse ano, essa eu tenho certeza. Certeza por que comecei a ouvir na mesma época que tomei um pé na bunda. Ou será que o pé na bunda foi no ano passado e eu ainda sinto as dores? Sei lá... Bom, esse ano eu conheci Minas Gerais. Evento ligado ao pé na bunda, mas não co-relacionado. Minas é Minas e estará sempre lá. Aliás, adorei as Minas Gerais. Vou voltar, só não sei quando.

E.R – vulgo Plantão Médico - está no 48° ano, mas o canal Warner ainda está passando a 14ª temporada. Nossa, acho que o George Clooney já deve ser bem velhinho. Friends acabou faz um século. Eles pararam, mesmo, na 10ª temporada. E por aqui estamos no 53º BBB. Ah não, ainda estamos no 8º, me equivoquei novamente. Parece que foi a 50 anos que eu vi aquele moleque imbecil de cabelo loiro pagando de bom moço na Rede Grobo. Enfim...

Crise no senado é de quando? E o Renan Calheiros? Severino eu não vejo mais, só em portaria de prédio chique. O Valérioduto ainda opera? E o Fidel, morreu? O Chávez continua pela Venezuela, parece que eternamente, e o Lula... afff, esse sem comentários. Assumiu ontem o poder e já se sente dono do trono. O Bento XVI esteve por aqui. O Cristo Redentor, agora maravilhado, continua de braços abertos. E São Paulo não tem mais placas de propaganda.

Bom, 2008 já bate à porta. Planos para ele? Nenhumzinho. Só o desejo de que ele vá mais devagar, corra menos, seja mais paciente e menos voraz. Listas de promessas eu também não fiz. E listas de pendências muito menos. O ano nem acabou e já estão me cobrando as pendências que ficaram pra 2008. E se no dia 29 de dezembro eu resolver me mudar pro meio do mato, dar um tchau pra civilização, e viver só do que conseguir produzir? O que farão com as minhas pendências? Eita povinho apressado! Acho que em dezembro vou entrar para um templo budista e aprender a meditar. Quem sabe assim o tempo resolve ser generoso comigo e passa mais devagar...

Ainda em Sampa City, aos 04 de Dezembro de 2007 - ao que tudo indica.