Gal Para Sempre

Cliquei o controle da TV e liguei a tristeza. Gal partiu. Entre susto e lágrimas, dei um mergulho no tempo para encontrar, na minha vida, o dia em que soube da existência desse pássaro humano de canto sublime. Me perdi na viagem e acabei em uma lacuna, porque minha compreensão não atingiu esse momento. O fluxo de imagens na cabeça é muito grande. São mais de 50 anos de carreira de uma cantora e de idolatria dessa fã.

Concluí, então, que Gal Costa fez parte da minha vida inteira. E não foi apenas uma voz que me embalou. Foi uma (en)cantadora que me enfeitiçou, inspirou, me guiou pelo espaço da beleza, da sonoridade, da ousadia e da informação. Sua carreira corresponde a fases muito importantes da cultura brasileira, como o tropicalismo. Quem acompanhou sua vida artística, portanto, permaneceu com a mente oxigenada em movimento.

Por ora, a sensação é de asa partida e devastação. Mas o legado dessa artista completa permanece. É uma obra linda de uma das maiores cantoras do mundo, de voz rara e canto afinadíssimo. Infelizmente, temos que deixar ir a expectativa do próximo show, do novo repertório, enfim, de todas as novidades que, para nós, funcionam como um fertilizante que gera a matéria essencial da vida que é o sonho.

Agora é mergulhar em toda a herança que ela nos deixou.

Cristina Ribeiro rj
Enviado por Cristina Ribeiro rj em 09/11/2022
Reeditado em 09/11/2022
Código do texto: T7646431
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.