133 ANOS DEPOIS! ...

Hoje é domingo, dia de “descanso”, mas, com todo este céu de brigadeiro, é um convite para nossa mente não tirar “férias”, pois, escrever é preciso...

Na próxima tersa, 15 de novembro, a “nova” modalidade de governar, a República, completará 133 anos, surgiu e começou de modo inesperado, sem qualquer participação popular, foi um verdadeiro golpe, daqueles que a qualquer custo, ambicionavam o poder, pessoas hábeis “convenceram” a marechal Deodoro, que era preciso mudar o regime, e, ele acabou derrubando a Monarquia, o que é pior, o Imperador, o tinha como um amigo fiel...*

E neste gesto vil, começou a República, algo que poderia não ter acontecido, visto que o Imperador, era uma pessoa de mente democrática, e se fosse consultado, e com o aval do povo, teria começado a República, sem os traumas subsequentes. Tudo consumado, a família imperial banida do país a toque de caixa, bem como os seus simpatizantes, sua esposa faleceu em viagem, e ele amargou por dois anos no exílio forçado, em Paris, num modesto hotel, custeado por seus amigos mais afortunado, terminava assim seus tristes dias, * e, o que pior, que tudo se originou, por parte de um amigo de confiança, iludido pelo “canto de sereia”, daqueles que o usaram tão somente para chegar ao poder...

Apesar das limitações da época, o sistema monárquico, teve destaque com várias obras, no setor ferroviário, rodovias, portos, etc, em nosso estado também deixou sua presença, que continuam sendo usadas até hoje, a célebre ferrovia de Curitiba, a Paranaguá, que atravessa a Serra do Mar, com pontes e viadutos, uma obra monumental, em que engenheiros europeus, afirmara que seria impossível de construí-la, foi neste momento que entrou em sena, os dois engenheiros, Antônio e André, * que falando com o Imperador, e aceitaram o desafio para executá-la, os dois irmão foram agraciados com um bolsa de estudos na Europa, para aperfeiçoamento no ramo da engenharia, e este seria um modo de retribuição a quem os beneficiou...

Em 1985,- foi projetada em 1.870, começou em 1.880 - a difícil obra ferroviária foi inaugurada, Princesa Izabel – a Redentora – chegou de navio a Paranaguá, quando lhe foi ofertado um banquete comemorativo, ela e sua comitiva, tomaram o trem, que faria sua viagem inaugural, até Curitiba, infelizmente o engenheiro Antônia, não estava presente, pois havia falecido, quase no final da obra, André, ali estava...

Também, em nosso estado tem os “rastros” da presença da monarquia, a Estrada da Graciosa, que corta a Serra do Mar com destino à Paranaguá, - 1873 – ela começou em 1854, hoje, em razão da nova rodovia, é usada mais para turismo. Continua... 10h19min.

Curitiba, 13 de novembro de 2022 – Reflexões do Cotidiano – Saul

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

mensagensespiritas.site walmor.zimerman@bol.com.br

*Manoel Deodoro da Fonseca, nasceu no dia 05 de agosto de 1.822, na Vila Madalena de Samaúna (AL) faleceu em 25 de agosto de 1892, no município de Barra Mansa, Rio de Janeiro. Governou, após o golpe de 15 de novembro, até o ano de 1.891, quando renunciou ao cargo em 23 de novembro de 1.891, quando renunciou ao cargo em 23 de novembro de 1.891.

*Dom Pedro II Imperador do Brasil por quase 50 anos, nasceu em 02 de dezembro de 1.825, Paço de São Cristovão, Rio de Janeiro, faleceu em Paris, França, 05 de dezembro de 1.891, havia completado 66 anos.

André Pinto Rebouças, nasceu em Vila de Nossa Senhora do Rosário do Porto da Cachoeira, 13 de janerio 1.938, e faleceu em Funchai, Ilha da Madeira, Portugal em 09 de maio de 1898. André Pinto Rebouças Filho, nasceu em Cachoeira, faleceu em São Paulo em 1.874

*Datas e nome compilado da Wikipédia.

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 13/11/2022
Código do texto: T7648853
Classificação de conteúdo: seguro