1583008.jpg

 

SE NÃO SE TRATA DE FANATISMO POLÍTICO, ENTÃO É O QUÊ?

 

    “Nem todos os loucos ou burros são fanáticos,

         mas todos os fanáticos são loucos ou burros.”

                                         (Schopenhauer)

 

 

   Acabo de ler uma notícia fornecida por um site confiável, onde parece ter se tornado “normal” certas atitudes (bizarras) no atual tempo. Pois bem, antes de dizer o que eu vi, tomo a liberdade de fazer uma pergunta: “O que está acontecendo agora neste nosso Brasil”? Ou será que a pergunta deveria ser: “Por que o país está ‘assim’?”

   Caríssimo (a) leitor (a), sei que estou sendo um tanto repetitivo quanto ao tema, mas não consigo deixar de manifestar a minha opinião quanto ao atual cenário político brasileiro.

 

1583009.jpg

 

   Bem, como dizia o filósofo grego Aristóteles o Homem é um ser social, onde para tal necessita estar inserido numa “coletividade”, considerando que somos seres comunitários e, portanto, sociais e gregários. No texto que ele intitula como “Ética a Nicômaco”, o grande filósofo escreveu: “O homem é um ser político e está em sua natureza o viver em sociedade”. E aqui eu me lembrei de outro grande nome (e mais atual) e autor de um conhecido poema chamado “O Analfabeto Político”, onde me refiro ao fenomenal Bertolt Brecht.  

   Apoio-me no que justifico em escrever sobre política, que, ainda que eu esteja “batendo muito nesta tecla”, quero aqui dizer que não é o meu tema favorito. Mas, como disseram os dois nomes citados – Aristóteles e Brecht –, precisamos estar a par do que acontece em nosso cenário social. Não podemos viver alienados.

   Convido outra vez o (a) leitor (a) a mais um “bate-papo” comigo. Quem me conhece sabe muito bem que só trabalho a partir de evidências e fatos, e nunca tomo como apoio a postura nascida em função da “simpatia” ou da “identificação” com alguém ou algum nome. Em outras palavras: eu busco ser sempre justo. Vamos lá, então?

 

1583010.jpg

 

   FATO 1

 

   Na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) uma professora do curso de Farmácia, cujo nome Sheylla Susan Almeida, tomou a decisão de não mais orientar dois estudantes de sua turma alegando que eles eram “da esquerda”. Ao que postou em sua página de rede social: “Procurem outro professor para orientar vcs [sic]. Amanhã estarei entregando a carta de desistência da orientação de vcs. Não quero esquerdistas no laboratório. Portanto, sigam a vida de vcs. E que Deus os abençoe”, escreveu no grupo para os orientandos. “Se tiver mais algum esquerdista, que faça o favor de pedir desligamento. Ou estão comigo, ou contra mim [sic]”.

 

1583012.jpg


   Vejamos bem, como houve uma repercussão nacional, em que seu nome foi citado, a professora procurou se retratar publicamente aos seus alunos, dizendo que “se excedeu”. Mas, é "o tal daquela coisa": depois de ter disparado o gatilho do revólver apontado para alguém, não há como impedir o trajeto da bala.    

   E é sempre assim: eles “vomitam” suas raivas e frustrações nas redes sociais e depois se posam como vítimas, pedindo desculpas. Ou então dizem que estão passando por um momento difícil, como uma depressão, ou algo deste tipo!

 

1583013.jpg

 

   E aqui eu farei uma pergunta a qual se repetirá durante este nosso estudo:

   Estimado (a) leitor (a), como você encara a postura da citada professora? Se não se trata de um quadro de fanatismo político-partidário, então é o quê?

 

   FATO 2

 

1583014.jpg

 

   Recentemente, em Brasília, o jornalista Alexandre Garcia, um bolsonarista declarado, foi visto andando com uma farda do Exército. Em seus perfis de rede social ele alegou que estava participando de certa solenidade. E nas palavras dele: “Participando de evento comemorativo do Dia da Vitória sobre a Alemanha nazista. Desfilei em jipes da época”, disse.

   Meu prezado(a) leitor(a), que eu saiba só os militares é que têm o direito de trajar farda ou qualquer uniforme militar (ou mesmo da Polícia Civil). Agora, raciocinemos bem: uma pessoa chegar ao ponto de tentar se incorporar no nome de quem ela adora seria de se concluir que está precisando de ajuda psicológica (ou mesmo psiquiátrica) o mais rápido possível. Tais como certos quadros de esquizofrenia em que o indivíduo "acredita em seu delírio", e, portanto, procura vivenciá-lo.

 

1583015.jpg

 

   Nota: não era tempo de carnaval! E aqui eu me lembro o que “choveu” de “memes” (piadas) na rede em razão do que ele fez.

   E em função da devida circunstância eu pergunto:

   Como você vê isto? Se não se trata de um quadro de fanatismo político-ideológico, o que é, então?

 

   FATO 3

 

1583016.jpg

 

   Em outubro deste ano uma professora de Ponta Grossa (Paraná) foi filmada por alunos onde fazia o conhecido gesto nazista (em referência a Hitler) com seu braço direito erguido para frente, além de fazer continência, em plena sala de aula. Na imagem registrada foi possível identificá-la no que fora gravada por smartphones. E em sua roupa tinham adereços verde-amarelos junto a uma bandeira do Brasil.

   https://www.youtube.com/watch?v=VT3-QNQTK6Q

   Como houve também repercussão nacional, ou melhor afirmando, a ter sua imagem “correndo pelo mundo inteiro”, a diretoria da escola decidiu puni-la demitindo-a, onde publicou um comunicado afirmando que não compactua com a linha de pensamento dela. E eis o que estava na nota: "Não compactuamos e não concordamos com a postura da professora e também repudiamos qualquer manifestação alusiva ao teor do vídeo", acrescentando que a "instituição repudia ações que venham a ferir os valores da vida, da moral e da ética".

 

1583017.jpg

 

   Houve protestos por praticamente toda comunidade judaica daqui, e no que foi exigido pela Confederação Israelita do Brasil: "Espera-se uma rigorosa apuração dos fatos e punição exemplar à referida profissional. O nazismo é um movimento que promove o ódio e a morte e executou o extermínio de 6 milhões de judeus e outras minorias, como ciganos e LGBTQIAP+, durante a Segunda Guerra Mundial. Ele deve ser combatido de forma efetiva, conforme a legislação vigente".

   E agora eu pergunto a ti:

   Como você analisa o fato? Se não se trata de fanatismo político-ideológico, então é o quê?

 

   FATO 4

 

1583018.jpg

 

   No dia 12 de outubro (dia consagrado à Nossa Senhora Aparecida), em Aparecida do Norte, ao lado da basílica um rapaz que vestia uma camiseta vermelha (da Nike) foi encurralado por uma multidão de estúpidos apoiadores do “Mito”, aos gritos de “Lula ladrão, seu lugar é na prisão” e “a nossa bandeira jamais será vermelha”. Ao que o jovem precisou correr, pelo que estava sendo perseguido, a fim de escapar de um provável espancamento. E tudo apenas porque ele vestia uma camiseta vermelha!

   Oh! tomo a liberdade de lhe perguntar caso uma mulher de ti se aproximasse, trajando uma lingerie vermelha, se você iria dizer para ela: "Vade retro Satanás comunista!" Seria como você faria? Pode ter certeza, meu amigo: eu não faria assim , não!

 

   1583020.jpg 

 

   E aí eu pergunto:

   Como você avalia este tipo de comportamento? Se não se trata de fanatismo político-ideológico, então é o quê?

 

   FATO 5

 

1583022.jpg

 

   Um pouco antes do segundo turno das eleições para a Presidência da República, um vídeo viralizou na rede onde uma veterinária – Fernanda Paula Kajosi - marca o rosto de um bezerro com ferro a quente onde exibia o número 22 (do candidato Bolsonaro). No vídeo gravado mostrou também um jingle de propagada ao Presidente: “Vota, vota e confirma. 22 é Bolsonaro”.

   Como novamente houve repercussão nacional a profissional afirmou que a devida ação não tinha conotação política, e que tudo aquilo era apenas marcação de rebanho, embora ela declarava que era apoiadora de Bolsonaro.  https://www.youtube.com/watch?v=JEAjjPXbaoQ

   Segundo o Ministério da Agricultura é aprovado a marcação do rebanho, contudo o procedimento não estava dentro dos padrões permitidos. E da maneira como o procedimento foi feito, com a pessoa pisando na cabeça do animal, houve a comprovação de maus tratos. Quanta covardia, não?

   Pois é, caro (a) leitor (a), o que você me diz sobre isto? Como você avalia? Se não se trata de fanatismo político, é o que, então?

 

   FATO 6

 

   1583024.jpg

 

   No presente mês (de novembro), muitos bolsonaristas, tomados de grande alegria, compartilharam a notícia (obviamente fake news) de que o Presidente eleito Lula estava internado em quadro grave (e à beira da morte) no Hospital Sírio-Libanês, onde, segundo o que foi disseminado nos grupos sociais, ele tinha sido vítima de um infarto agudo do miocárdio (IAM). Nota: outras mensagens divulgavam que ele tinha sofrido um AVC hemorrágico. Em outras palavras: era tudo o que estes estúpidos fanáticos queriam!

   E foi deste modo: uma notícia (fake) de que Lula havia apresentado um desconforto num hotel na Bahia, onde precisou ser levado às pressas para São Paulo. Ah! E como os apoiadores do “mito” festejavam aquela "deliciosa" notícia (a que foi para eles)!

   Meu amigo, chega a ser impressionante ver a expressão de alegria por parte destes "transtornados mentais" (acho ser um termo que bem se aplica a eles). Pois é! Desejar a morte de alguém!? Não chega a ser uma grande contradição na vida de tais pessoas que se ficam repetindo por aí o slogan “Deus, pátria, família”?

   E então, como você define este tipo de conduta? Se não é fanatismo político-ideológico, o que é, então?

 

   FATO 7

 

1583025.jpg

 

   Na cidade de Nerópolis (GO) um padre – Danilo Neto, da Igreja Matriz Imaculado Coração de Maria - “bolsonarista assumindo”, simplesmente abandonou a missa após ter exigido que os apoiadores de Lula se retirassem de sua paróquia. Como eles se recusaram a sair, o sacerdote tomou a atitude de tirar seus trajes ritualísticos (paramentos sacerdotais) e ir embora, e assim não terminando a celebração.

   https://www.youtube.com/watch?v=1S8h8C06sxQ

   No vídeo registrado é possível ouvir o sacerdote discutindo com uma fiel (em plena missa). Eis como foram suas palavras antes de abandonar o altar: "É? Então beleza! Vocês não precisam de padre. Então estou deixando a paróquia", disse.

   E mais uma vez eu pergunto:

   Qual o seu conceito para o que aconteceu em plena igreja? Se não é fanatismo político-ideológico, então o que é?

 

  FATO 8

 

1583026.jpg

 

   Em Feira de Santana (BA) um grupo de bolsonaristas estava comemorando a chegada de contêineres a um quartel do Exército. O motivo se deu porque foram informados em suas redes sociais se tratar de um carregamento de fuzis com o propósito de serem usados numa provável invasão militar em Brasília. Ah! Eu acredito que qualquer pessoa sensata e inteligente (como eu) deve estar lendo isto em estado de choque, devido a proporção deste delírio coletivo o qual muitos foram vitimados.

   Pois bem, estimado(a) leitor(a), o que você acha disto? Se não é fanatismo político-ideológico, então o que é?   

 

   FATO 9

 

1583027.jpg

 

   Logo após o resultado do 1º turno da eleição presidencial no Brasil, uma empresária de Santa Catarina, de nome Paula Revers Chiamenti, postou um vídeo pedindo que as empresas não contratem nordestinos e incentivando um boicote para que ninguém venha a passear no Nordeste. https://www.youtube.com/shorts/x3-C0F9Wxt0

   A razão de sua raiva se deu pelo fato de que a região do Nordeste foi onde houve a maior vitória de Lula. O Ministério Público a obrigou pagar uma multa de R$ 25 mil de indenização por causa de sua “gracinha”. Na verdade, trata-se de um preconceito (devido "discriminação") que o mundo lá fora acreditava que aqui não tinha: “XENOFOBIA”.

   E como o vídeo viralizou (que ela mesma postou nas redes sociais), sendo reprovada a sua ação, posteriormente ela tentou se retratar pedindo desculpas ao povo nordestino. https://www.youtube.com/watch?v=fBnmm6Epm1M

   Na verdade, apenas repetiu o que outros bolsonaristas fizeram: “vomitaram” suas raivas, seus ódios, seus preconceitos, e depois apagaram seus posts e enviaram outro visando uma retratação. Ai! como se diz na expressão popular: “Me engana que eu gosto!” (ao que irei acreditar em seu pedido de desculpas).

   E então, se não é fanatismo-ideológico, o que é, então?

 

1583028.jpg

 

   E aqui eu aproveito para dizer que o “pecado da xenofobia” já foi cometido também por um certo Ministro da Economia: “Não queremos a chinesada entrando aqui” (Paulo Guedes). Tudo bem que na ocasião ele estava se referindo à questão da indústria nacional e no que dizia respeito também ao IPI. Contudo, para muitos ignorantes isto pode ser um incentivo à xenofobia. Digo isto dado ao fato de que participo de um site de relacionamento literário, onde alguns assumidos apoiadores do “mito” já fizeram textos com teor xenofóbico e preconceituoso atingindo os chineses que vieram para cá. Que coisa feia!

 

   FATO 10

 

1583172.jpg

  

   E quando você acha que já viu de tudo nesta vida é então que percebe que não viu nada. E em certos casos se não vê (nem ouve da boca de alguém) eis que não acredita? Serei mais óbvio:

   Por estes tempos o tri-campeão e ex-piloto de Fórmula 1 Nelson Piquet resolveu abrir para todos o seu "bondoso" coração, que como dizia Cristo, "a boca fala do que está cheio o coração"? É verdade! E assim como muitos bolsonaristas a que orgulhosos são em exibir o ódio que se acha em suas almas, não é que ele, de certa forma, sugeriu o assassinato de Lula? Não está acreditando, não é?

   E no que ele se filma ao lado de um "compatriota", eis as palavras que habitavam em seu "piedoso" coração às quais sairam de sua boca: “vamos botar esse Lula filho da puta pra fora disso”E prosseguindo a gravação completa, logo após o seu companheiro dizer o lema "Brasil acima de tudo, Deus acima de todos": "e o Lula lá no cemitério, filho de uma puta”. https://www.youtube.com/watch?v=Jal5BAEbiXM

    Pois bem, se não é fanatismo político-ideológico, então é o quê?

 

   FATO 11

 

1584466.jpg

 

   Pois é, antigamente era aquilo que muitos faziam, a "pregar um trote telefônico" e, assim, "curtir com a cara de quem estaria d'outro lado da linha. Uma brincadeirinha que hoje foi substituída pelas chamadas "redes sociais" (na internet).

   E vejam só mais esta: neste mês de novembro quase que eu engasgo quando tomava o meu café, pelo que deparei com a notícia d'uma mensagem compartilhada entre bolsonaristas de que Lula morreu (já há um bom tempo) e que havia um "sósia" se passando por ele. Uma teoria da conspiração a afirmar que a Rede Globo criou (a partir de sua equipe de produção artística) uma "máscara de silicone" adaptada no "falso Lula", de forma que viesse enganar o povo. https://www.youtube.com/watch?v=H-sI5p_jyCk

   E acham que a "coisa" parou por aí? "Na-na-nim-na-não" (como se diz na expressão popular), ainda tem mais: segundo os fanáticos bolsonaristas os apoiadores de Lula irão esperar pela sua posse, mas que, na verdade, será anunciado a sua morte, onde o Sr. Geraldo Alckmin (vice-presidente eleito) irá tomar posse do novo governo.

   Mas estão pensando que toda essa palhaçada foi construída e propagada por alguém anônimo? Meu querido leitor, não foi, não. O vice-prefeito de Angrados Reis, Christiano Alvernaz, está, como se diz, "colocando lenha na fogueira". E numa mensagem em seu Instagram ele publicou: "está tudo muito estranho”. “É muito conveniente ele operar a região cervical e dizer que está poupando a voz e agora só se comunica por mensagem escrita. Uma operação nessa parte onde ele tinha o nódulo não pega prega vocal. Pelo amor de Deus. Eu sou médico e conheço a anatomia”, afirmou.

   E então, se não é fanatismo-ideológico, o que é, então?

 

   Apenas uma pergunta:

   De todos os "fatos" acima mostrados, qual o que mais te chamou a atenção?

 

   UMA SÍNTESE DO QUE FOI ANALISADO

 

1583171.jpg

 

   Uma verdadeira psicose coletiva, eis o que se vê. Bom, ver um doido na rua é até compreensível, mas ver uma manada de doidos no país inteiro é outra, sobretudo, quando todos sofrem da “mesma doidice”. E não há como não lembrar do quadro psicótico coletivo em que a Alemanha e a Itália viveram no período da Segunda Guerra.

   Pois é, meu amigo (minha amiga), e não é que muitos "patriotas brasileiros resolveram "dar uma" de nazistas? É verdade: em São Miguel do Oeste (SC), vários apoiadores do "mito" se superaram, no que realizaram em céu aberto a saudação nazista do gesto erguido para frente com o braço. E mais uma vez a Comunidade Judaica ficou indignada.

 

1583030.jpg

 

   ESTARIA HAVENDO AQUI UM "SURTO COLETIVO"?

  

   Segundo a terminologia psiquiátrica “surto coletivo” seria o que define a “doença psicogênica das massas”. No entanto, aqui eu não creio que seja bem um “surto”, o qual este estaria caracterizado por “histeria coletiva”. E o motivo de eu discordar [que seja somente um “surto”] é que o comportamento de tais pessoas se faz de forma articulada (como  está sendo no caso dos bloqueios organizados pelos caminhoneiros, os quais já haviam decidido que iram ser realizados, caso o candidato Lula ganhasse a eleição). E outra razão para que eu não concorde ser um “surto” é a prorrogação do devido comportamento, ao que já se tornou “crônico”. Em outras palavras: "surto" costuma passar rápido.

   Bom, qualquer um de nós está sujeito ao quadro de “doenças psicogênicas de massa”. E o maior exemplo disso será sempre no que aconteceu tanto na Alemanha nazista quanto na Itália fascista, ao que a imensa maioria de seus cidadãos foi afetada por uma atitude nacionalista irracional, caracterizada por ódios, intolerâncias e preconceitos. Além de, é claro, uma considerável idolatria cada qual por seu "deus".

 

   1583168.jpg

 

E O QUE FREUD DIRIA A RESPEITO DO QUE ESTÁ ACONTECENDO NO BRASIL AGORA?

 

   Em 1921 o fenomenal Sigmund Freud publicou um livro chamado “PSICOLOGIA DAS MASSAS E ANÁLISE DO EU”, no período em que dois países da Europa eram tomados por um sentimento exaltado de nacionalismo, sendo o fascismo na Itália e o nazismo na Alemanha. Bom, não pretendo fazer aqui um estudo técnico a respeito da opinião de Freud, mas o fato é que, sem dúvida, a obra foi criada a partir da ótica que Freud teve em sua época, e que percebia que um “escuro cenário psicológico” se construía e cada vez aumentava, o que muito o preocupou. Como a se dizer: ele observou com curiosidade que uma “escura nuvem mental” ali se fazia devido a um clima ideológico e político. Tal como atualmente está se vendo no Brasil.

 

   1583033.jpg

 

   O “bolsonarismo” é um termo novo, mas que infelizmente “pegou”. E, assim, como na Alemanha nazista e na Itália fascista, em que cada país tinha o seu representante e líder, no Brasil muitos veem na figura de Bolsonaro um “herói”, uma imagem personificada de um deus (e não estou exagerando), no que o idolatram, sendo alguns até ao extremo.

 

1583857.jpg

 

   E aí fica aquela pergunta: como seria um país sem seus deuses e heróis? Bem, melhor vermos isto em outra ocasião.

   Mas, para quem estuda ou, pelo menos, percebe o que está havendo nestes tempos no Brasil, conclui-se que um grupo de pessoas não demonstra sinais de sanidade mental. Pessoas sem qualquer empatia, abrindo mão de sua capacidade de julgamento, e concordando em tudo com o que prega o “seu deus” (e não discordando em nada dele). Trata-se de um xerox do que houve nas expressões de nacionalismo sem discernimento algum na Alemanha e na Itália. Na verdade, pessoas que estão fora de si mesmas, afastadas de sua realidade pessoal-mental. E tudo por causa de uma idolatria política!

 

1583863.jpg

 

   E interessante no que foi noticiado por estes dias, onde vários apoiadores do Presidente Bolsonaro já não contam apenas com suas forças, ao que apelam também para "ETs". Isso mesmo que você leu, estimado(a) leitor(a). Estes que se auto-denominam como "patriotas", a que muito lamentam e não aceitam de maneira alguma a derrota de seu ídolo na eleição deste ano, resolveram suplicar por socorro também para os que não habitam em nosso planeta. Parece gozação, mas não é. E seria cômico se não fosse trágico, considrando que o caso é sério!

   E assim fizeram numa noite em Porto Alegre (RS): após observarem luzes estranhas no céu, a multidão ficou pasma, e com seus celulares com lanternas acesas decidiram apontar para o alto (provavelmente querendo "transmitir um sinal") no que acreditaram se tratar de ETs e OVNIs a que vieram para ajudá-los. Ai! "Mais uma" para matar a gente de vergonha, considerando que uma notícia dessas vai para o mundo inteiro!

https://www.youtube.com/watch?v=IKWTvL9VxQM

 

1583036.jpg

  

   Mas, "retornemos ao planeta Terra":

   E na imagem de seu “deus”, o qual até o denominam de “mito”, estes fanáticos colocam nele sua esperança, onde acreditam que os salvará de um inimigo imaginário (mas que para eles é real). No caso do Brasil são alguns: o “comunismo”, o "STF", a “esquerda”,  a "Globo", etc. E usam de discursos conservadores, próprios da chamada “extrema-direita” com seus lemas nacionalistas. E dois bons exemplos disto são: “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”, como também “Deus, Pátria e Família”.

 

1583169.jpg

 

   E é onde se encontra a “isca” para atrair seguidores! A lembrar bem o lema fascista dito por Mussolini em 1927 (na Câmara dos Deputados na Itália): “Tudo no Estado, nada fora do Estado, nada contra o Estado”. Entenderam aonde eu quis chegar?

 

1583038.jpg

 

   Pois bem, não é à toa que tantas pessoas se mostram violentas, hostis, intolerantes, e partindo para atos antidemocráticos (tal como está se vendo agora). Elas nutrem um credo de que existe um ou mais inimigos que “precisam ser eliminados e destruídos”, não importa de qual forma. E alguns já demonstraram isto chegando à realização de homicídios. Afinal, de contas eles se enxergam como “soldados do mito”, para, em seu nome, proteger a pátria e garantir a segurança de todos. Uns lunáticos!

 

1583040.jpg

 

   E não aceitam qualquer opinião vinda de fora, ou de outro grupo que não seja o deles. Disseminam notícias falsas (fake news) de forma frequente e se portam como membros de uma seita. Suas expressões revelam muito bem isto. E não é que todo fanático tem uma cara só?

   Então, caríssimo(a) leitor(a), Freud escreveu o citado livro no que ele percebeu que havia algo de muito errado com a “psique coletiva”. E muitos hoje também tentam entender o que houve na Alemanha nazista, na Itália fascista, como também no Japão durante o período da Segunda Grande Guerra.

   Uma opinião pessoal: Eu acredito que o que está havendo no Brasil em seu cenário psicológico-político alguns países já estão colocando em suas pautas de estudo nas escolas e universidades.

   E mais uma vez torno a repetir a pergunta:

   Se não é fanatismo político-ideológico, é então o quê?

 

1583170.jpg

 

   Agora, apesar de que foi feito o "diagnóstico" que, diga-se de passagem, trata-se de um quadro social patológico (o fanatismo), existe uma questão a ser, creio eu, a sua maior dificuldade no que diz respeito a "tratamento": a de que nenhum fanático aceita ser considerado "fanático". Levando-se em conta que ele "acredita em seu delírio", tais como em outros quadros psicóticos. Alías o que difere um neurótico de um psicótico é justamente isto: o neurótico tem consicência de seu "delírio", enquanto o psicótico "acredita nele". E, assim, a ele se entrega e, por isso, não luta contra o seu mal. Uma condição patológica tão difícil de tratar quanto à dos dependentes químicos. Direi de outra forma: quando um indivíduo não quer se tratar é complicado, já que "forçando a barra" dificilmente dará um bom resultado. Na verdade o fanático precisa "acordar".

   Finalizando o meu ponto de vista:

   Muitos no Brasil estão doentes e precisam urgentemente de ajuda. Foi o que eu quis dizer [aqui] neste meu texto.

 

1583083.jpg

 

   POST SCRIPTUM

 

   Fiz este trabalho de uma forma um tanto sintetizada, onde se tivesse que colocar tudo o que está atualmente passando de absurdo em função deste cenário crítico, marcado com tanto ódio e fanatismo, ficaria enorme. Já escrevi sobre o mesmo tema em outros trabalhos. E não quis repetir certos fatos, como, por exemplo, o do “patriota” preso na frente de um caminhão em movimento.

 

1583050.jpg

 

   É com grande lamentação que vejo o Brasil "assim", no que foi roubado o cérebro de muitos. Sei que haverá um tempo em que “a página será virada”, mas... até lá!...  

 

23/11/2022

 

INDICAÇÃO PARA LEITURA:

Livro "Psicologia das Massas e Análise do Eu" - Sigmund Freud

 

1583055.jpg

 

IMAGENS: INTERNET

 

MÚSICA: “VAI PASSAR” – CHICO BUARQUE

https://www.youtube.com/watch?v=P6C5bZOr3xQ

 

Estevan Hovadick
Enviado por Estevan Hovadick em 23/11/2022
Reeditado em 29/11/2022
Código do texto: T7656274
Classificação de conteúdo: seguro