XAROPE DE CAMBARÁ

Da série:Destas coisas que eu lembro

Nas terras de seu Ozório Andrade havia duas árvores enormes denominadas "Cambará"

De quando em quando eu acompanhava meu pai para apanhar algumas cascas destas árvores que serviriam de base ao preparo do famoso xarope de Cambará, especialidade de seu Jango patroleiro - aquele que morava ao lado da ponte na estrada da olaria São Francisco - como usavam para ponto de referência.

A coleta das cascas obedeciam um certo ritual.Primeiro raspava-se as cascas mais grossas e entre estas e o tronco,catava-se uma fina casquinha de cor escura, úmida, que seria a base no preparo da infusão.

Feito isso, era eu incumbido de espalhar uma grossa camada de argila levada num balde que depois de encoberta com papelão, era amarrada com tiras de imbira, também colhidas no mato.

Esse processo, segundo meu pai, era para não prejudicar a circulação da seiva no tronco da árvore.

Já em casa, dava- se início à produção.Fervia-se numa panela, as cascas,cravo da índia,canela,gengibre e umas folhas de figueira. Juntava-se então,uma certa quantia de açúcar caramelizado e o líquido ficava em repouso por umas 12 horas.Depois de filtrado, adicionava-se conhaque e água.

Pronto ! Cheiroso e milagroso, era engarrafado e uma boa parte ia para uma licoreira de estimação de minha mãe.

Encoberta com uma toalhinha de crochê ficava fazendo exposição da figura num balcão da sala.

Aos domingos, quando os compadres iam-se chegando para as costumeiras visitas, era lhes servido um pequeno cálice do "milagroso" com a recomendação de que "devido a fortidåo do produto" recomendava-se apenas uma pequena dose.

É claro, alguns não se contentavam e mandavam ver umas doses extras.

Proibido para crianças, mal sabiam meus pais dos talagaços que ingeri às escondidas.E como era delicioso !

Pelo sim,pelo não, dificilmente tenho problema de tosse.

E muita gente vangloriava-se da cura com "tão somente uma dose" do xarope de Cambará.

Hoje um condomínio residencial ocupa o espaço que pertencera um dia a duas frondosas e abençoadas árvores.

IRATIENSE THUTO TEIXEIRA
Enviado por IRATIENSE THUTO TEIXEIRA em 23/11/2022
Reeditado em 23/11/2022
Código do texto: T7656374
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.