EXISTÊNCIA HUMANA 9

novembro 24, 2022

NATUREZA HUMANA 9

Impressionante é ver a subserviência humana na passagem do tempo, despreocupando-se quase que totalmente com as mudanças radicais que se dão nele. Em todos os sentidos e também em seus aspectos.

Também é surpreendente a adaptação quase que automática da humanidade nessas mudanças. Mesmo que ninguém as vejam e nem observem acontecer. Isto porque esse é um sistema invisível. E pela naturalidade, também a velocidade, em que se dão, torna impossível essa percepção.

Mas elas são profundas. Talvez seriam observadas caso se criasse uma máquina do tempo, onde seria possível transportar uma pessoa para frente ou para trás nele, trazendo-a ou levando-a de um século para outro. Aí sim, todos adquiririam tais percepções de forma nítida, bem como ficariam certos dessas mudanças profundas que ocorrem na passagem do tempo e da vida.

São muitas essas mudanças. E elas estão quase que em todos os âmbitos da nossa existência. Mas duas delas possuem importância vital. A moral e a tecnológica. E mesmo os que estão vivendo atualmente e possuem cerca de cinquenta anos ou mais um pouco, possuem a possibilidade da percepção dessas mudanças com certa facilidade, digamos.

É óbvio que dentro deste contexto, muitos até possam não possuir tais percepções. Isto porque, de pessoa para pessoa, seus modos, comportamentos e percepções são muito diferentes entre todos. Daí a dificuldade de se criar um determinado padrão global perceptivo.

Talvez até nunca se consiga alcançar tal padrão. Mesmo com o alto alcance da tecnologia que nos cerca. Até porque, nessas evoluções, pode-se observar uma certa variação no rumo delas. Por muitas e várias razões e motivos. E até explicações. Uma delas é a de que o humano pratica um exercício muito inconveniente para seu grupo. O de puxar a brasa para a sua sardinha, quase sempre. Ou seja: o fator egocêntrico prevalece prioritariamente.

Já sobre os padrões morais de outrora em relação aos de agora, estes possuem entre si uma profundidade abissal. A ponto de se verificar que muita coisa que existiu lá para trás, já nem existe nesses dias modernos. E se alguém pretender ajuntá-los e discriminá-los, terá que dispor de um espaço gigantesco para expô-los

Terceiro Milenio
Enviado por Terceiro Milenio em 24/11/2022
Reeditado em 24/11/2022
Código do texto: T7656943
Classificação de conteúdo: seguro