HORROR NO ENSINO PUBLICO - Brasil Desmoralizado

HORROR NO ENSINO PUBLICO - Brasil

Desmoralizado

Por José Torquato de Barros Filho

Porque estamos tal mal, o País pior avaliado no mundo?

Leitura, redação, matemática, os nossos filhos estão no fim da fila e de quem é a culpa?

1-Do Sistema de Gestão

2-Da falta de Capacitação dos professores

3-Do Sistema de eleição para Diretores

4-Do Salário dos profissionais de Educação

5-Da falta de seriedade e do investimento pífio e mal aplicado do Governo em Educação.

Não me diga que ta tudo em ordem, que "nunca neste País se aplicou tanto em Educação" e que "nunca se pagou tão bem aos professores" e outras maluquices mais. Mesmo em governos ditadores e inflacionários e educação era tratada com muito mais respeito que hoje, vamos analisar por item?

O Sistema de gestão é uma roda viciosa, coloco o item 1 junto ao item 3, ali começa tudo, com as eleições "Democráticas" quem tem menos valor é o voto dos Pais e responsáveis, o ou a Candidato (a) promete aos professores e funcionários que estarão de seu lado e isto quer dizer, = podes faltar, podes fazer isto e aquilo que eu olho pro outro lado - Já que no ensino fundamental poucos alunos votam, só o segmento Pais é minoria, Os pais que deveriam ser os mais participantes da educação de seus filhos, não se pode prometer aos pais em troca de votos nada que não seja a melhoria na administração da Escola, e o mesmo não sucede com funcionários e professores.

Indo ao item 2, vemos verdadeira barbaridade na falta de condições e desorientação dos professores e diretores de escolas públicas, falta uma capacitação séria, seguida de testes semestrais para avaliar as condições destes professores, saber é uma coisa, saber passar este saber é outra completamente diferente. aí entra o item 04, a maioria dos profissionais realmente bons estão no setor Particular de ensino, por mais que isto seja uma calamidade para o País, o maior contingente de alunos e de brasileiros não tem acesso a estes professores porque o salário pago pelo Governo Brasileiro é simplesmente ridículo para qualquer padrão salarial de educação no mundo. Então, os bons migram para escolas particulares

e migram por melhores salários e horas úteis para ensinar e preparar aulas sem o stress de ter de correr 15 horas por dia pulando de escola em escola a fim de completar o salário. Alarga-se o fosso entre Escolas Particulares (que não são tão confiáveis desde há muito, nosso lema na década de 60 e 70 era quer estudar vá para escola pública, quer só passar? vá para particular) e as Escolas públicas principalmente nos segmentos infantil, fundamental e médio, onde está a formação da personalidade do brasileiro.

Deve-se ao professor tudo que somos hoje em dia. Reparas no que és e verás que professores tivestes.

Por Último, não se pode esperar seriedade de um Governo que prima por romancear o analfabetismo e a ignorância, propala em discursos nas regiões paupérrimas e nos países em que visitam, faz o mundo ver que no Brasil mesmo mais de meio século depois, Wilson Churchill continua com a razão, o Brasil não é um País sério, NÃO É UM PAÍS SÉRIO AQUELE QUE NÃO LEVA A EDUCAÇÃO A SÉRIO. este é um complemento meu à frase do grande estadista Inglês. Se pregasse 80% do Orçamento do País em Educação (E se chegasse 40% como é comum neste país de corruptos) ainda seria pouco. Um Pai pobre, deixa de comer se o filho necessitar de um caderno. E Estes Brasileiros Sr. Presidente SÃO NOSSOS FILHOS.