ESPERAR E SERVIR: eis o tempo...

Existem dois tipos de tempo: o “kairos”, de origem grega que significa momento certo ou oportuno e o “chronos”, tempo humano, portanto cronológico. Para os gregos, o cronológico é entendido como destrutivo, responsável por acabar com a beleza, com as forças e, por que não dizer, com a vida. Os cristãos veem o kairos como o tempo de Deus – um período salvífico por natureza, e sempre favorável à graça!

O tempo de Deus não é conforme o nosso, com presente, passado e futuro. Para Deus, o passado penetra no presente, e o presente desvela o futuro, assumindo caráter transcendente. Assim foi que o próprio Deus, ao se encarnar no Filho, e entrar no mundo terreno, vivendo nele trinta e três anos, experimentou e santificou o tempo, revelando-se a si mesmo e o Seu plano salvador.

Ao celebrar o tempo do Advento, quatro semanas, que antecedem o Natal, as igrejas cristãs destinam esse momento à preparação espiritual, cuja simbologia está na cor roxa, que significa um mergulho no interior daqueles que acreditam na força do amor, da união e do serviço. Também há na Igreja outro período em que essa cor se faz mais forte: na Quaresma.

Para quem acredita no amor, na união e no servir ao irmão, este é um tempo de viver esse amor-união-doação. Diante dessa expectativa da vinda do Senhor que se fez um de nós, refletir sobre a vida e sobre o mundo em que vivemos, leva-nos a pensar que estamos de passagem pela terra. E, como tal, somos impelidos a realizar o bem, nos colocando a serviço de projetos nobres, por exemplo, o Coroado de Natal, um evento promovido por dezenas de organizações do Coroadinho. Ele acontece todos os anos, e, durante o ano, abrange atividades lúdicas, culturais, esportivas, recreativas, serviços de saúde, exposição de artesanato, palestras e oficinas. Ele tem seu auge e culminância no mês de dezembro. Para realizá-lo, foi criado o Instituto Rede Coroado de Natal, cujo “objetivo é garantir o desenvolvimento sustentável dessas comunidades, atuando em eixos como educação, meio ambiente, arte entre outros.” Atualmente, essa Rede conta com um total de 24 instituições comunitárias.

Acredito na força desses projetos, espaços eleitos, não para privilégios de alguns nomes ou entidades que se reúnem em torno deles, mas como vetor de mudanças. As ações realizadas nos fazem escutar as vozes sociais, essencialmente, dos menos assistidos, que clamam por transformações neste atual tecido social. Assim, cada um de nós que deles participa é chamado a servir, bem como fez Jesus Cristo!

Diante da expectativa da vinda do Salvador – no Natal, refletir sobre a vida e sobre o mundo em que nós vivemos leva-nos a pensar que estamos de passagem pela terra, e, por isso, impelidos a realizar o bem, nos colocando a serviço. Alguns, certamente, doam-se verdadeiramente nesse momento-espaço, não para gozar de privilégios, mas para se colocar na escuta de uma sociedade que clama por ações que transformem não só o tecido social, mas cada um de nós que dela participa.

Confio nesta força que une as pessoas em torno de objetivos tão essenciais à vida! Confio na nobreza dos que abdicam de projetos pessoais e se lançam aos mais nobres gestos de encontro com o outro. Que o Senhor da vida, que se fez amor-doação, ilumine a todos neste caminho, cujo trilho precisa de muitos vagões...

Feliz Natal e um 2012 venturoso! Paz e Bem!

Camila Nascimento.

São Luís, dezembro de 2011.

Camilamsn
Enviado por Camilamsn em 28/11/2022
Código do texto: T7660051
Classificação de conteúdo: seguro