05- UM PÉ NA HISTÓRIA: QUEM FALA DEMAIS, MORRE...

Amigo leitor, você já parou para pensar o porquê de Joaquim Xavier ser o mais famoso dos inconfidentes, ser a cara da República, ter quadro famoso pintado por artista bancada pela monarquia? Ele foi o único a morrer pelo movimento. Isso mesmo. Dos quase

10 homens que encabeçaram o motim, só um foi brutalmente usado como exemplo para o resto da nação. Pelo menos virou feriado.

 

Todos foram presos. Não ficou ninguém livre. A coroa portuguesa não iria da colher de chá para os separatistas e republicanos. Olha que estamos em 1780/1790. A independência só viria, ou seria comparada, em 1822, e a República, em 1889.

 

As penas seriam a mais severa para todos: a morte. E não qualquer morte, seria por enforcamento em praça pública. Já está decidido. Mas, não seria de imediato. Ficariam ainda aproximadamente 18 meses presos.

 

Nesse meio tempo, a Rainha D. Maria I amoleceu seu coração e decidiu comutar as penas. Imagino a euforia dos condenados. "NÃO VAMOS MORRER!!!!" Alegria semelhante a conquista do Penta. A majestade de Portugal decidiu que os sacerdotes presos fossem enviados a Portugal, e os demais fossem desertados para a África.

 

África era melhor que morrer na forca. Podia-se morrer, mas de forma lenta e gradual, quem sabe até de velhice aos 40 anos. Melhor que a forca. Todos se abraçavam. Fizeram aquela roda unindo os braços e cabeças e ficaram pulando. MAS....

 

Quando o capitão leu o "MAS... " A roda parou. "Quem propagou, divulgou, panfletou, "criou rede social", fez passeata em prol do fim da monarquia e da instauração da República será enforcado em data a ser acertada."

 

Só faltou o capitão falar o nome de Joaquim José da Silva Xavier. O únicos dos presos que se enquadrava na descrição apresentada.

 

Triste, ele recebe o abraço de seus companheiros que já vão se despedindo. Enquanto olha pela janelinha da cadeia a forca que está sendo construída para ele. Tudo por falar demais. Falar pelos cotovelos.

 

Talvez você também gostes destes outros textos:

06- Um pé na história: O sonho do rei Pedro II

https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/7665032

 

04- Um pé na história: Mais da proclamação

https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/7656245

 

03- Um pé na história: Nos tempos do Império

https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/7654078

 

02- Um pé na história: A proclamação da República parte 2

https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/7654076

 

01- Um pé na história: Viva à Proclamação!!!

https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/7650321

 

George Itaporanga
Enviado por George Itaporanga em 29/11/2022
Reeditado em 10/12/2022
Código do texto: T7660789
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.