Parabéns 100 vezes

17/12/2017

Qual o peso de 100 anos de idade? Em 11 de dezembro de 1917 nascia Inês Alves de Araújo, minha madrinha Inês, e matriarca de uma enorme família de oito filhos, dezoito netos e quase o mesmo tanto de bisnetos.

Cem anos de pura lucidez. A força já não é mais a mesma. Os pés já não acompanham mais a vontade de andar. A bengala se tornou um acessório obrigatório. Mas, vez por outra ela a deixa em um canto qualquer e sai desfilando saltinha.

São cem anos de muitas histórias, do interior a capital e de volta à Campina Grande e o retorno permanente a João pessoa, sempre ao lado do marido e dos filhos. O marido, seu Manoel Soares, falecido em 2009, pouco tempo antes de celebrarem 70 anos de casados.

Guerreira! Enfrentou inúmeros desafios, até um câncer depois dos noventa anos, e venceu. Se perguntada sobre qual sentimento ela carrega nesses demais anos ela responde que é saudade. Saudade do marido, filha, irmãos, sobrinhos e amigos que já se foram.

Cem anos e ainda firme e forte para ver chegar em março o sejais novo bisneto, Pedrinho( in memoria), filho de Enila e esse que vos escreve.

Eu estou na família desde a festa dos seus noventa anos. Há dez anos que convivo com aquela que em 2011 seria a minha madrinha de crisma. Sagradamente nos encontramos aos domingos para almoçarmos. Quando a vejo peço logo a benção e, ela beijando minha cabeça, me abençoa.

No almoço, antes de comer, sem nem provar a comida, já pegava o saleiro e despejada algumas boas gramas de sal em seu prato.

- Mas, madrinha, a senhora não pode comer tanto sal assim...

- Meu filho, já tenho 100 anos... Se eu não puder comer no meu gosto aos 100 anos, que Deus me leve logo.

************* ***************** ***************

Pedro Cara de Leão
Enviado por Pedro Cara de Leão em 30/11/2022
Reeditado em 03/03/2024
Código do texto: T7661404
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.