O CARRINHO, O ENJOADINHO E O MENDIGUINHO.

(FELIZ NATAL, FELIZ 2023! - www.mucioataideart.blogspot.com)

E o ingrato do Ricardinho reclamava do pai, enquanto os dois andavam pela rua. Reclamava do carrinho que havia ganhado. Naquela época um carrinho de fricção era um grande presente de natal, mas o enjoadinho queria outro modelo, então xingava o pai e resmungava pela rua. O pai disse que na loja não havia nenhum modelo do outro para que pudesse trocar e ele não tinha dinheiro para comprar um novo. Então o menino teria que se conformar com aquele mesmo.

Quando passavam em frente a uma a uma praça o menino parou e ficou olhando para uma cena curiosa: um menino mendigo recebia do pai naquele momento um carrinho feito de madeira, não era um produto artesanal bem trabalhado, eram madeiras pregadas, sobrepostas, algo que para ser chamado de tosco teria que evoluir bastante. O mendigo pai arrumou algumas madeiras e pregos e com um martelo improvisado sobrepôs as pequenas tábuas, dando àquele objeto um formato que muito longe lembrava um carro. Mas o menino não queria nem saber de nada, estava muito feliz com o seu presente. Então os dois curiosos se aproximaram mais para ouvir o que o mendiguinho falava:

-Papai eu te amo, e muito obrigado por ter me dado esse brinquedo. Esse carrinho é o mais lindo que eu já vi.

-Não filho, isso é só uma coisa que o papai fez para você com todo amor. Tem carrinhos muito mais bonitos. Quem sabe um dia o papai possa dar a você um daqueles bonitos carrinhos de fricção. Mas por enquanto tem que se conformar com esse mesmo.

-Eu adorei papai, e sei que o senhor fez para mim com todo o amor.

-Pode ter certeza disso. A madeira achei por aí. Os pregos foram difíceis de encontrar e o martelo foi uma pedra. Mas foi com muito amor sim .

Então Ricardinho, o ingrato enjoadinho, ouvindo aquilo abraçou fortemente o pai e agradeceu pelo seu belo carrinho de fricção. Os dois ficaram ali por algum abraçando e chorando, brincando de amor e de gratidão. O menino entendeu o quanto era abençoado e percebeu a besteira de se ficar resmungando por aí. Depois de dizer um eu te amo ao pai, foi brincar feliz.

E aquele menino hoje tem uma pequena fábrica de brinquedos artesanais. E na época do natal sai por ai distribuindo. São brinquedos simples, mais sofisticados que aquele do menino mendigo, sem a tecnologia do carrinho de fricção, mas que deixa muita criança feliz. Apesar da tecnologia dos dias hoje brinquedos assim ainda fascinam quem nada tem. Felicidade multiplicada por que um dia um pai fez um carrinho com amor e a semente do amor se multiplica e se transforma numa bela árvore com doces frutos.