LEMBRANDO DOS TEMPOS INFANTIS/JUVENIS

dezembro 04, 2022

LEMBRANDO DOS TEMPOS INFANTIS/JUVENIS

Esse progresso tecnológico é algo extraordinário. Os sites de busca na internet, como o Google, nos proporcionam, em muitas das vezes, surpresas pra lá de extraordinárias. E eu sou costumeiro nesse tipo de coisa. Ando sempre garimpando alguma coisa nele.

Nesta manhã de Domingo, 4 de Dezembro de 2022, localizei um livro o qual fez parte da minha infância. Por volta de dez, onze ou doze anos. Sua edição primeira é de 1958. E seu nome é "Saudade". Seu autor é Tales de Andrade. E deve ter marcado a infância de muita gente.

Conta uma história tão singela de um garoto do interior de uma cidade de São Paulo. E nem deve ser uma ficção. Naqueles tempos isso era muito comum. Não tínhamos, como nos dias atuais, tanta oferta literária. A internet facilitou a vida da população de todos os modos.

Também os costumes eram outros. Totalmente diferentes dos atuais. Imagina se alguém daquela época conseguiria deslumbrar o aparecimento de uma internet dessa da vida? Nem pensar. E para a meninada dos dias atuais é bom ressaltar a eles que tudo era muito diferente. Uma mudança da água para o vinho, aproveitando um modo de falar daqueles tempos.

É claro que os mais velhos atuais tendem a comparar tudo com as coisas de seus tempos. Isso é normal e natural. Só não se deve exagerar, porque cada época tem as suas próprias peculiaridades. Isso é automático. Mas não há quem não caia nesse uso.

Uma coisa muito óbvia naqueles tempos era a tranquilidade que todos nós vivíamos neles. Não havia esse corre corre desabalado. O tempo passava muito mais lentamente. E todos o tinham suficientemente para realizar suas tarefas. Muito diferente desses dias modernos.

E voltando ao início, deve-se lembrar dos tempos infantis/juvenis, que por uma questão óbvia, é um tempo ao qual todos nessas idades não têm compromisso com nada a não ser a de estudar. Mesmo sabendo-se que mesmo naquelas épocas, sempre houve garotos que não o queriam. Ir para uma escola, para eles, era um sofrimento total.

Mas os resultados para aqueles que cumpriram aquelas regras, viram-se já em idade adulta. Alcançar a segurança. E até o sucesso em muitos dos casos. Diferentemente de quem ficou para trás. Mas a vida é assim mesmo. Sempre terá que haver aquele que carregará os fardos mais pesados. Não há para onde correr.

Infelizmente, como esse aparato tecnológico que nos facilita em tudo, muita gente o usa de modo distorcido. É muito comum explorar-se a sacanagem e outros afins. Mas, no final, se quiserem reclamar de algo ou de alguém, o façam a si mesmo. Porque as escolhas de tudo nessa vida somos nós que as fazemos. E quem escolhe mal, terá um retorno nesse mesmo patamar.

Terceiro Milenio
Enviado por Terceiro Milenio em 04/12/2022
Código do texto: T7664355
Classificação de conteúdo: seguro