POLÍTICA COM PIPOCA: LULA EM 2003 ( UM OUTRO LULA)

Leia também:

De como nasce a corrupção, uma de suas facetas

https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/7666813

 

"No momento estou ajardinando a minha esperança"

https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/7668136

 

Política com pipoca: Falando de rachadinhas

https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/7669391

 

Amigo leitor, amiga leitora e caro aluno(a) que tem a paciência de ler meus rabiscos, na edição de 01 de janeiro de 2003 do Estado de São Paulo, eu descobri o segredo do sucesso de LILS (Luis Inácio Lula da Silva). Caso eu fosse um coach de marketing político, eu usaria essa edição como material para desenvolvimento de minhas palestra. Ali está a essência de uma campanha vitoriosa. Não vou falar de política, vou falar de como se ganhar uma campanha política, são coisas diferentes, distintas.

 

Depois de 3 campanhas fracassadas, 89 ( derrotado por Collor), 94 ( derrotado por FHC), 98 (derrotado por FHC novamente), vem a vitória em 2002.

 

 

Seu vice em 89 foi José Paulo Bisol, político do PSB, um juristas, resultado: derrota.

 

Em 94 a chapa era puro sangue. Seu vice foi Aloísio Mercadante ( o vice seria Bisol do PSB novamente ,

mas uma suspeita de corrupção o impediu, pasmem, só uma suspeita, como o PT era diferente) e seu bigode de vassoura, resultado: derrota.

 

Em 98 tem como vice o grande Leonel Brizola, resultado: derrota.

 

Em 2002 LILS (Luis Inácio Lula da Silva) tem como vice o maior industrial do setor têxtil do Brasil, resultado: vitória. O Torneirozão do Brasil,sl,sil disserá que "dessa vez vai ser do meu jeito." (Folha de São Paulo 01/01/2003).

 

A vitória de Luis Inácio veio apenas quando o vice era alguém do mercado. Um empresário. As chapas puros sangues foram a receita para o fracasso. Demorou mas o Grande Torneirozão do Brasiol,sil,sil entendeu antes de todo mundo que só assim viria a vitória.

 

Qual a confiança que um barbudo desengonçado falando cuspindo tendo outro radical do lado com uma vassoura na cara, passa para a classe eleitora? Caso houvesse uma mínima chance de vitória, a campanha adversário do Doutor engomadinho ia explorar toda essa radicalidade. Como realmente foi feito. Resultado: três derrotas consecutivas.

 

O LILS de 2002 não se compara com os das eleições anteriores. A começar pela escolha do vice no pleito vitorioso.

 

Qual foi a mensagem que ele quis passar? Foi a seguinte: "povo brasileiro, ( deixa eu esconder um dedo para ver se eu consigo falar melhor) você que é pobre e você que é rico, não tenham medo de mim, companheiros. Senhor Mercado da mão invisível, essa história de comunismo é lorota, olhem para o meu vice! Um industrial. Um homem riquíssimo. Se eu fosse comunista ele estaria do meu lado???" Digo sobre a politica econômica, que segundo Francisco Weffort da Folha em 2003 diz: "Lula não venceu apenas porque é de origem popular e critica o atual modelo ( no caso o FHC). Venceu porque deu sinais de que a mudança de modelo deve ficar para depois", quanto aos costumes, é outra conversa.

 

LILS aprendeu que a escolha do vice é importante, que mesmo tendo a experiência que tem é o capital político que possui, escolheu por vice em 2022 alguém que passou a vida política inteira na direita.

 

Em fevereiro numa entrevista na Rádio Banda B, Lula disse: "Eu não quero um vice igual a mim. Eu não quero um vice do meu partido" ( fonte, UOL). Então, primeira lição, escolha o vice adequado.

 

Segunda lição, sua apresentação é importante. Imagem é tudo. Veja se LILS  tem a mesma aparência da década de 70 ou 80! Não, o homem mudou. Hoje deve ter personal styles... Roupas caras, pele lisa, barba baixinha, o homem é quase um metrosexual. Relógio de 80 ou 300 mil, a depender de quem avalia, " O povo quer ver isso!"

 

O jornal, diz que as vésperas da eleição havia uma discussão sobre como ele deveria se apresentar. Uns defendiam que ele usasse macacão de operário, outros que usasse roupas simples a fim de se identificar com o povo. A opção dele? Se vestir bem e com a melhor roupa possível. O sonho do pobre é ter o bom e o melhor. Vemos esse discurso do bom e do melhor novamente em 2022. Dá certo. Muito certo.

 

Terceira lição, adeque o seu discurso. Foi uma das mudanças mais drásticas pela qual Luis Inácio passou. Deixou de ser aquele homem que vociferar, um galo de rinha e adotou um discurso moderado. Como o lema da campanha: Lula paz e amor. As vezes o velho Lula quer sair feito o Hulk. Quem não se lembra da cara dele diante do candidato padre nessa eleição de 2022?

 

O LILS "cachorro louco" ficou em 89. Em 2002 , e agora 20 anos depois, temos um político que sabe se expressar, se não sabe algo inventa como se soubesse e vomita números com enorme propriedade. Fala com quixotesca convicção que ao ser aplaudido o que diz se transveste de verdade.

 

E ele não apenas fala como faz questão de falar, discursar, se comunicar: "Nada, absolutamente nada, me fará deixar de falar com o povo."

 

Esse é o segredo do sucesso de uma campanha. Está ao alcance de todo mundo, é só pegar o jornal de 01 de janeiro de 2003, o Estadão, estudá-lo, e se preparar para vitória.

 

Por enquanto essa minha consultoria ainda é gratuita, aproveitem.

 

Apêndice I

 

Em 2002

A cerimonialista chamando as autoridades para compor a mesa...

 

Gostaria de Chamar agora o Senhor digníssimo reverendíssimo, excelssíssimo, presidente da República Luis Inácio Lula da Silva. Também gostaria chamar para compor a mesa o Senhor digníssimo, reverendíssimo, excelssíssimo, vice presidente José Alencar.

Gostaria de convidar à mesa a senhora Marisa Silva... Mas, essa Marisa com "esse" é esposa de quem? Porque também tem a Mariza com "zê"... Diz a cerimonialista meio constrangida pela demora ocasionada por esse pequeno incidente.

 

Então veja o sobrenome...- Diz alguém no para a moça.

 

Mas as duas são Mari"s"z"a da Silva!!! Exclama se sentindo sufocada pela pressão.

 

-Chama as duas ao mesmo tempo aí elas se sentem junto de seus maridos.

 

-Certo.

Gostaria de chamar as senhoras Mari"s"z"as da Silva para compor a mesa ao lado de seus respectivos maridos.

 

Problema resolvido!

 

Apêndice II

 

Segundo reportagens da época Gilberto Gil, o ministro da Cultura, estava encontrando dificuldade de montar a sua equipe ministerial. Isso tudo porque a companheirada estava querendo mais espaço no ministério.

 

Isso não é novidade alguma. O mesmo está acontecendo agora na equipe de transição. Barco pequeno, poucas boias salva-vidas, deram um "pedala Robinho" em Frota, que por sinal também estava na cultura, e foi chorar nas redes.

 

 

Apêndice III

 

Em um discurso em 2003 o Torneirozão do Brasil,sil,sil disse que "governaria mais com o coração" do que com "razão estatística e a massa encefálica". Discurso parecido fez alguns dias, dizendo que a prioridade é o povo e que o teto de gastos que se aguente. A bolsa caiu, o dólar subiu e ele ainda disse que o mercado é nervoso.

 

 

Apêndice IV

 

Enquanto a festa rolava solta solta com os 1,5 milhão do careca amigão, lá em Brasília, Geraldo Alkimin também tomava posse como governador eleito, mas sem espetacularização! O de cerimonia disse que o governador queria tudo sóbrio. (Folha de São Paulo 01/01/2003).



Leia também:

Um pouco de fofoca política

https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/7656611

 

Amigo do passado

https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/7655334

 

Uma conversa privada

https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/7654769

George Itaporanga
Enviado por George Itaporanga em 06/12/2022
Reeditado em 12/12/2022
Código do texto: T7665906
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.