Arrascaeta não é banco em time nenhum

Torcedor é mesmo interessante. Quando a seleção uruguaia fez seu primeiro jogo na Copa do Mundo, a torcida do Flamengo em peso estranhou o fato de Georgian de Arrascaeta estar no banco de reservas, principalmente pela falta de criatividade do meio-de-campo do time uruguaio. Precisando vencer, a Celeste deixava seu camisa 10 esquentando o banco. O tempo passava, o gol não acontecia e Arrascaeta continuava fora de jogo. Ao apito final, a certeza de que aquele empate com a Coreia do Sul fora um péssimo resultado, em grupo com Portugal e Gana.

Os torcedores do Flamengo queriam ver sua estrela nos campos do Catar, queriam ver os 63 kg de alcatra limpinha envergar os adversários, colocar Suarez e Cavani na cara do gol e marcar alguns golaços como estão acostumados a ver no Maracanã. Mas o treinador uruguaio pareceu não compartilhar do mesmo desejo, escalando os “europeus” Bentancur, Valverde e Vecino, deixando a imprensa brasileira desconfiada e os rubro-negros revoltados com seu astro fora dos planos de Diego Alonso.

Novamente contra Portugal tivemos de Arrascaeta no banco. Para alegria flamenguista, Varela fora escalado como titular. Mas quem é Guillermo Varela? O lateral direito ainda não caiu nas graças da torcida, sendo reserva de Rodnei e alternando com Matheuzinho a posição no time reserva. Assim, a torcida não lhe tem a estima necessária para vibrar com sua titularidade. Para piorar as coisas, foi Varela quem deu condição para o gol lusitano que abrira o placar da disputa.

Não havendo muito a se fazer, Alonso coloca, no 2º tempo, o camisa 10 em campo. O Uruguai passa imediatamente a importunar o time de Cristiano Ronaldo, que até então não era incomodado na partida. Arrascaeta levava perigo aos portugueses, fazendo com que sua seleção dominasse o meio-campo e levasse o adversário a jogar na defesa. Não foi suficiente. Em lance interpretativo, Giménez toca a mão de apoio na bola e o árbitro marca penalidade. Bruno Fernandes marca e amplia o placar.

A derrota para os portugueses era ruim, mas possível de acontecer. O empate com a Coreia, não. Na segunda rodada, os uruguaios somavam apenas 1 ponto, mas ainda estavam na briga pela vaga, desde que vencessem Gana e Portugal não perdesse dos Coreanos.

A torcida do Flamengo, apesar da derrota uruguaia, não perdoou o treinador da Celeste e questionava Georgian no banco de reservas. A imprensa sul americana se perguntava por que o melhor meia da América do Sul não jogava. Lesão ou escolha? Diego Alonso era criticado por todos os lados.

Contra Gana não havia outra alternativa a não ser escalar o camisa 14 da Gávea como titular. O Uruguai precisava vencer a qualquer custo. Georgian de Arrascaeta provou ao treinador o que todos já sabiam: não se coloca um craque no banco. Em menos de 30 minutos, o mundo conhecia a genialidade do platinado jogador rubro-negro. O Uruguai se classificava com os dois gols do camisa 10, preterido nos dois primeiros jogos. Como sabemos, a bola pune sem piedade. Nossos vizinhos se classificavam até os 45 minutos do 2º tempo, quando os coreanos viraram o outro jogo do grupo, contra Portugal. A Coreia vencia a forte seleção portuguesa, superava os uruguaios no saldo de gols e se classificava para as oitavas-de-final da Copa do Mundo. Um sabor amargo para Suarez, Cavani, Nunes e companhia. A Celeste Olímpica estava eliminada de um grupo em que era apontada como favorita.

Nas redes sociais, os torcedores do Flamengo culpavam o treinador por deixar Arrascaeta de fora dos primeiros jogos. Um jogador como ele não pode nunca ficar de fora. Era para ser titular absoluto.

Mas, logo depois, o desespero toma conta da Nação. O mundo conheceu e atestou a genialidade de Georgian de Arrascaeta, inclusive os grandes times europeus. Borussia Dortmund, Napoli, Milan, Chelsea e Arsenal cravaram os olhos no meia. Especulações com valores que giram na casa dos 200 milhões de reais podem chegar à mesa de Landim em breve. O uruguaio chamou atenção dos europeus, mesmo com 28 anos. A multa de 40 milhões de euros dificulta negociações, mas não é nenhum empecilho para os ricos clubes e seus magnatas. Toda a alegria de ver Arrascaeta brilhar na copa se transformou em desespero. Embora adaptado ao Rio de Janeiro, ídolo da nação, querido e dono do meio-de-campo flamenguista, a Europa, principalmente a Premiere League, seduz facilmente qualquer um. Podemos, por mais que nos doa, estarmos próximos de dar adeus ao nosso craque uruguaio. E se não tomarmos cuidado, também poderemos ver a Copa do Mundo nos levar Pedro de volta ao velho continente.