Guru na Guerra Fria: fale-me de você

     Em Copenhague, década de 70 até a metade de 80, morava um bom número de exilados de todas as tendências e nacionalidades. Eram poloneses, curdos, bolivianos, irlandeses, chilenos, uruguaios, argentinos e brasileiros, entre outros. Dentro das normas inclusivas do governo local, já no final dos anos 70, havia centros culturais e recreativos que qualquer exilado, sem discriminação, podia frequentar. Escolas de dinamarquês eram específicas para eles, pois vigorava o conceito de que quem não fala a língua local é um handicapped.

   

     Nessa salada, com tantos expatriados involuntários, havia diversos lugares de socialização financiados pelo governo dinamarquês e órgãos da ONU. Nesses locais, os ideários políticos se suavizavam e até romances se iniciavam entre antípodas ideológicos. Nesse contexto, para os exilados brasileiros, os funcionários da Embaixada eram evitados. Para eles, todos éramos espiões e torturadores.

   

     Entre os compatriotas exilados, estava o escritor e cineasta Tabajara Ruas, gaúcho de Uruguaiana. A propósito, Tabajara está ainda em plena atividade, em bem vividos 80 anos. Fui apresentado a Tabajara por uma conhecida comum em algum dos centros de exilados e, dias depois, apresentei-o ao Guru.

     

     A amizade, entre os dois ia de vento em popa, até que um dia o Guru, fissurado no co-counselling - terapia baseada no encontro de dois pacientes revezando-se no papel de terapeuta e paciente - largou a frase basilar dessa terapia, sem preparar o nosso novo amigo. Guru disse ao Taba (avesso a formalidades, já o chamava de Taba desde o primeiro minuto de papo), solenemente:

     - Fale-me de você.

   

     Era apenas a sua maneira de iniciar uma sessão de co-counselling, mas o Taba deve ter interpretado como se o Guru fosse interrogá-lo à moda militar. Taba, assustado, nunca mais quis falar com o Guru sem testemunhas. 

 

     

 

 

William Santiago
Enviado por William Santiago em 07/12/2022
Reeditado em 27/12/2023
Código do texto: T7666506
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.