A mística camisa 10

Por esses dias, houve uma discussão sobre quem herdaria a 10 do Flamengo com a aposentadoria de Diego Ribas. A torcida pedia por Arrascaeta, mas a mística camisa foi passada a Gabriel Barbosa.

Quando escrevi este texto, Diego ainda era jogador, mas já em franca decadência, frequentava mais o banco de reservas do que o campo de jogo. Revisitando as antigas publicações sobre o clube, hoje trago a discussão numérica que, desde 2020 rondava os corredores do Ninho.

*************

A 10 do Flamengo pertence a Zico

A grande confusão de hoje no Flamengo é quem usará a camisa 10 rubro-negra. Desculpem-me os exaltados, mas a camisa 10 já tem dono nesse elenco. Você pode gostar ou não, mas Diego Ribas é o cara que a sustenta e honra. Diego já não é o mesmo jogador de antes, já não é decisivo quanto quando chegou à Gávea, mas é um dos líderes do time. Diego tem carisma, tem experiência e sabedoria.

Alguns nervosinhos vão espernear que ele perdeu pênaltis decisivos (queria dizer não, mas até Zico perdeu), vão dizer que ele é pouco objetivo ou que só gira no meio campo, não entrega, não vibra. Discordo disso. Diego Ribas entrega muita raça, tem uma excelente visão de jogo e sabe como ninguém o que é superação. O problema é que Diego não é mais um menino, não é mais aquele moleque do Santos nem o cara do Porto. Diego envelheceu, perdeu o vigor físico de antes, por isso cadencia o jogo. Para o Flamengo de hoje, Diego não tem vaga no time titular, por isso aceita a reserva; aceita ficar ali no banco fazendo o seu papel, brigando pelo espaço que perdeu, exercendo a sua liderança.

Dar a camisa 10, a mística camisa 10 do Flamengo a um jogador reserva, velho para o futebol e com Arrascaeta no time titular? Bem, meus caros, num passado recente, tivemos alguns jogadores envergonhando o número que Zico desfilava em campo. Gabriel, Carlos Eduardo, Lucas Mugni, Walter Minhoca, Éderson são alguns desses medíocres jogadores que receberam tão pesada camisa. Depois disso, Diego Ribas honrou a tradição.

Georgian de Arrascaeta merece vestir a camisa 10 do Flamengo? É claro que merece. Meia efetivo, talentoso, de visão, ótimo passe e bom finalizador, um típico jogador para vestir a camisa 10 do Flamengo, assim como envergou a numeração por onde passou: Defensor, Cruzeiro, seleção uruguaia. Mas seu número no Rubro-Negro não é esse, é 14. Quando penso em Arrascaeta, penso na camisa 14. O número 10 é simbólico, mas no Flamengo a 10 é a camisa de Zico; assim como a 5 é de Júnior, a 12 é da nação e a 14 é de Arrascaeta. O uruguaio merece a temporalidade da 10 em suas costas, mas seu número para a eternidade é a camisa 14, a camisa do Arraxca, a camisa do semideus da Gávea.

Rio de Janeiro,

27/01/2022