Velhice e Sabedoria

Pois é. Temos de ter a sabedoria de não se envolver com coisas que 'são pesadas' e nos deixam pra baixo.

Evitar ao máximo as inconsistências e os pessimismos exagerados.

Acredito muito naquela filosofia de que: 'O homem é produto do meio'.

Assim, quem se enclausura em redomas cheios de falsos conceitos, vai colher falsa impressão.

Sabendo que somos seres finitos temos de ter dois conceitos básicos: ser feliz e deixar os outros serem felizes, sem interferências que maculem sua identidade, através de julgamentos impróprios ao nosso papel de meros mortais.

É MAIS OU MENOS ISSO QUE CHAMAMOS DE: LIVRE ARBÍTRIO.

As pessoas têm de ter autocrítica, mas, sem causar traumas pra si próprios.

Quem julga é Deus. É a ELE que devemos alçar nossas orações e pedir que perdoe quem causa mal aos outros.

Assim, nosso tempo finito aqui na terra tem de ter servido para algo:

Ou seja, construir algo bom, primeiro pra nós mesmos, para que, a gente (estando feliz) possa contribuir com a felicidade de outrem.

Eu creio que tudo de bom que a gente planta pode não dar o resultado que desejamos, mas, com certeza servirá para nossa própria estabilidade como ser humano, porque teremos um interior consciente de que tentamos fazer o melhor.

Na velhice sabemos que temos menor tempo no futuro do que no passado.

Isso não pode ser visto como algo desanimador. A gente tem de ver como obra quase acabada. O construtor deve agora é apreciar a beleza de seu feito. Nosso interior precisa do consolo do ‘dever cumprido’.

Sim. Porque nossa vida aqui na terra é pra assumir a responsabilidade de procriar e dar uma base moral, financeira e intelectual pra quem fica. Esse é o nosso papel.

Pra mim a velhice é uma desaceleração e um relaxamento perante a obra edificada - a família.

Por isso, quem é velho não deve sofrer e sim entender que agora já pode relaxar consciente de que fez o necessário para cumprir sua obra na terra.

Aí é dormir bem. Parar de se preocupar com coisas que não depende da gente. Cuidar da saúde. Viver alegre...

Machadinho
Enviado por Machadinho em 11/12/2022
Código do texto: T7669782
Classificação de conteúdo: seguro