Em clima de Copa do Mundo

O mundo o ignorava, definição melhor: quase que não o conhecia, não sabia, de sua grandeza, apesar de muita pobreza. Vou explicar melhor, muitos do mundo não sabia da existência desse maravilhoso povo no solo do país que se chama Brasil. muitos só diziam que havia um lugar de muitas belezas!

Um dia um garoto de pele negra, amante do futebol, desde criança já jogava muito! Tinha uma verdadeira intimidade com a bola. Em sua tenra infância viu seu pai chorar, porque o Brasil tinha perdido uma Copa do Mundo justamente dentro do próprio Brasil. O Uruguai um país vizinho, ganhou a peleja dentro do Maracanã.

Esse garoto nada mais nada menos era o Pelé, sim ainda garoto declarou emocionado ao ver o desespero do pai, declarou assim:

---quando crescer serei um jogador da seleção brasileira e o Brasil vai ser campeão!

Então em 29 de junho, 1958, na Suécia realmente Pelé com 17 aninhos, ajuda a nossa seleção e o Brasil é campeão. Daí o mundo começava a ver a genialidade do nosso rei, encantava em cada partida, podia ser da Seleção brasileira ou mesmo do time que ele jogava, Sem dúvida quando se falava no Brasil, a referência era:

--- ah! O país de Pelé? Hoje ele aos oitenta e poucos anos, internado luta contra a doença que lhe assola o corpo, por incrível que pareça existem aqueles que metem o pau nele, pasmem, meus amigos alguns próprios brasileiros, por motivos sem nexo, alguns erros que acontecem com qualquer ser humano.

Então em cada copa o Brasil inteiro se enfeitava, vinha aquela esperança vamos ser novamente campeão!... algumas vezes se decepcionava, mas novamente deslumbrava quando chegava uma nova Copa do Mundo, outra decepção das maiores foi a derrota pra Alemanha, 7x1.

Mas o brasileiro não esquecia de cada vitória conquistada. Nesta Copa do Mundo de 2022, as esperanças se renovavam, não iguais às Copas passadas em que de ponta a ponta era tudo enfeitado, tal esperança em nossos claques. Infelizmente veio a derrota iminente, o Brasil fora da Copa do Mundo.

Acusações de um lado, defesas de outro, mas muito lógico, as decepções são gerais. Quem sabe um dia, talvez nem seja na próxima copa, quando o Brasil se preparar pra entrar novamente pra disputar, os brasileiros tiverem pouco entusiasmo, não confiar tanto mais, de repente novamente o nosso Brasil brilhar, resplandecer tanto e novamente os amantes do futebol voltar a sorrir.

Talvez um dia quando outro técnico qualquer tiver dirigindo a seleção brasileira, for criticado severamente pela imprensa ou até mesmo por nós, os críticos de plantão, criticar por não colocar o jogador tal... outros procedimentos também. Acontecer que a seleção for campeã novamente, esse mesmo técnico possa falar igual ao Zagalo quando foi técnico também:

---vocês vão ter que me engolir!!!...

Gente vejam bem, podem até discordar, nossos claques brilharam! Cinco minutos pra terminar a partida, a Croácia empata, depois os pênaltis e o Brasil sai da Copa.

Eu falei e digo, um dia talvez essa alegria contagiante vai voltar.

Falei também que muitos possam discordar de mim, com razão, porque os brasileiros amantes do futebol são todos técnicos também, rsss... rss...

ATÉ A PRÓXIMA!...