SOBRE A ESCRITA

A arte é a forma que o ser humano tem, desde o mais remotos tempos, para expressar suas características, como emoções, história e a cultura através de alguns valores como o estético, o belo, a harmonia e até as crenças. A arte pode se expressar nas formas da música, da pintura, da dança, da escultura, das letras, entre outras atividades.

A arte existe para proporcionar prazer, reflexão, saber e conforto para quem a executa e para quem a receba. Ela é testemunha viva da capacidade criativa do ser humano, revelando acontecimentos de uma época.

Um pintor, ao tocar na tela, transporta suas emoções dando vida e harmonia entre as cores, proporcionando conforto aos olhos de quem a vê, nos seus mais diversos gêneros existentes, quando a obra é exposta.

O músico ou o intérprete, com o seu instrumento ou voz, transformam letras e partituras estáticas em movimentos nos mais variados ritmos, permitindo que um indivíduo ou multidões apreciem a melodia em execução.

O escultor extrai de um objeto inanimado toda a sua sensibilidade, dando movimento e graça a uma peça antes dura e fria, formatando uma proposta.

Mesmo na culinária, que não deixa de ser arte, o executor precisa saber dosar os temperos e o tempo de preparo de cada ingrediente. Na degustação, o paladar determina a exuberância do prato.

A escrita, diferentemente de todas as artes e atividades, é por demais solitária e misteriosa. Ela, mesmo estando pronta e

finalizada, é estática, incolor, sem expressão, enquanto não a vemos. Uma vez vista, cada uma das letrinhas impressas formam palavras, transformam, dão vida e ruído à imaginação, cujo som só é ouvido por quem as interpreta, desvendando os segredos estampados. A leitura é libertadora, nos ajuda em nossa catarse.

Peço perdão às demais artes mas a escrita transcende à todas, uma crônica pode ser mais colorida que uma tela. Uma frase pode ser maior que uma escultura. Um conto pode ter mais sabor que um prato. Um poema tem todos os ritmos musicais que o coração pode suportar.

Entendo que a música é a própria ação da escrita, quando interpretada através de instrumentos e vozes, transmite harmonia e deleite ao coração. A música insinua uma história.

Eu tenho histórias vividas e escritas. Para cada história eu tenho uma canção. Para cada canção, uma história vívida. Assim, música é poesia, poesia é canção. São histórias escritas, traduzidas em canções, que alimentam o coração.

Samuel De Leonardo (Tute)
Enviado por Samuel De Leonardo (Tute) em 14/12/2022
Reeditado em 08/01/2023
Código do texto: T7671686
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.