Menininha do meu coração

Aquele tiquinho de gente, que me olhava fixamente com seus olhos cristalinos, qual faróis azuis reluzentes quando acordava para mamar nas nossas madrugadas, chama-se Marianna, é minha netinha mais nova e faz cinco aninhos hoje. Meu turno era este, já que sou notívaga. Eu lhe trocava a fraldinha, embevecida, observando-a e agradecendo aquele pequeno e perfeito milagre da vida, enroladinha na manta colorida que eu lhe havia feito, em tricô. Aninhando-a em meus braços, dava-lhe a mamadeira, e a ninava para que voltasse a dormir, cantarolando a mesma música costumeira, aquela do Toquinho, “Menininha”. Às vezes me rolava uma lágrima, porque a música é muito tocante e eu já sentia saudade, sabendo que teria que deixá-la e voltar para o Brasil (ela é americaninha, mas fala português também). A gente se encontra com frequência, claro... ela vem pra cá, eu vou pra lá, mas não com a frequência que eu gostaria e que seria a ideal para uma avó coruja e sua netinha.

Hoje ela faz cinco aninhos e vai ter uma festinha na escola. Estamos longe, e eu bem queria com ela estar, cantar “Happy Birthday” e vê-la apagar as velinhas, mas quando nos reunirmos novamente, vou fazer um bolo e festejar de novo o seu aniversário fora de época... acho que ela vai gostar.

Daqui sigo seus passos, conto histórias pra ela, acompanho suas conquistas, suas primeiras palavras escritas, seus números (já sabe contar até cem _ “one hundred”), seu progresso na escola, sua graciosidade na aula de dança, suas habilidades atléticas, graças à internet e ao Face Time que permite que nos vejamos quase que diariamente. Meu amor por ela é imenso e nela todos os dias eu penso e me pego sorrindo... minha bailarina linda, minha garotinha espoleta, minha esvoaçante borboleta que não para quieta... espevitada, inteligente, cativante, encanta toda gente com seu sorriso irresistível, seus olhinhos verdes vivos e brilhantes (mudaram de cor), com um girassol no meio, e seu cabelinho lourinho anelado, além de sua contagiante alegria e comunicabilidade. Minhas outras duas netas, também são muito amadas e encantadoras, Letícia e Júlia, mas já estão na adolescência... Marianna é minha menininha ainda, minha caçulinha, e tenho que aproveitar ao máximo enquanto ela é pequenininha, essa “coisinha assim começando a viver”. Ao contrário do que diz a canção, ela vai crescer, logicamente, tanto física como espiritualmente, e não há de ter desilusões, se Deus quiser (isso era coisa do Vinícius que amava demais e vivia se apaixonando por diferentes mulheres), mas na minha mente e no meu coração, ainda será a minha menininha por muito tempo.

Como sempre me despeço dela, faço o mesmo aqui: Marianna, a vovó te ama muito, muito, muito... beijo, beijo, beijo! Que Deus te proteja e abençoe sempre, minha linda! Parabéns! Feliz Aniversário!

Ouvindo "Menininha" - (Toquinho)

https://youtu.be/8LcjiD13AjM

Do baú

PRESENÇA

Você tem sido minha alegria,

Tem iluminado meus dias

E, de madrugada, me feito companhia.

Não sei se você precisa mais de mim

Ou se eu preciso mais de você.

Vou levar o seu cheirinho,

Vou lembrar seus barulhinhos,

Vou sentir meu colo cheio,

Embora já sem você.

Vou sentir você em meu abraço

E, nas pequenas coisas que faço,

Você estará presente

Para adoçar o meu viver.

22/01/2018