VAMOS FALAR DA CODEVASF!!!

Leia também:

De como nasce a corrupção, uma de suas facetas

https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/7666813

 

Estava eu surfando nas ondas da grande rede virtual, amigo leitor, amiga leitora, mais especificamente no Youtube, quando me deparo com um vídeo de 8 meses atrás que tem o seguinte título: " Codevasf é mais um cofre que Bolsonaro submeteu ao arrombamento do centrão, diz Josias de Sousa." O vídeo está no canal Uol.

 

Antes de adentrar no assunto, que já adianto, trata-se de uma denúncia sobre uma licitação e os vencedores, ou melhor, a vencedora. Segundo o Josias, mais de seiscentos milhões (em outro site encontrei o valor de 151 milhões, sendo já pagos 14,8 milhões, https://br.vida-estilo.yahoo.com/empresa-suspeita-corrup%C3%A7%C3%A3o-na-codevasf-181300511.html) foram ou serão, ou seriam ( se o TCU e a CGU entrou com auditoria e suspendeu tudo) destinada para uma única empresa ganhadora.

 

Mas, o que é a CODEVASF? Confesso que nunca ouvi falar desta entidade. Ela é uma Empresa Pública, ou seja, seu capital é inteiramente público. Não existem acionistas pessoas físicas ou jurídicas diversas do Estado. Seu nome completo é Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Como o nome diz, esta empresa é uma companhia de desenvolvimento. Ela fomenta o desenvolvimento, entenderam? Onde o capital privado não tem, ou não teria em tese, interesse ir, a empresa pública fomentadora de desenvolvimento vai.

 

E qual a sua área territorial de atuação? Apesar do seu nome ter explicito vale do São Francisco e vale do Parnaíba, ela tem atuação em muitos estados alcançando o Nordeste, Norte, Sudeste e Centro Oeste, abrangendo um total de 33 bacias hidrográficas, segundo o seu próprio site ( https://www.codevasf.gov.br/area-de-atuacao/bacia-hidrografica)

 

E que tipo de desenvolvimento a CODEVASF proporciona à população das áreas das bacias hidrográficas por ela geridas? O próprio site trás a resposta: "Desde 2004, a Companhia vem atuando no apoio à estruturação de APLs nas atividades de apicultura, aquicultura e pesca, ovinocaprinocultura, bovinocultura, avicultura, horticultura, fruticultura, artesanato e economia criativa (corte e costura, panificação, agroindústria). https://www.codevasf.gov.br/linhas-de-negocio/desenvolvimento-territorial/arranjos-produtivos-locais

 

Feita essa breve apresentação da CODEVASF, facilmente conseguimos ver a sua importância para o desenvolvimento da comunidade onde ela está inserida. Mas, infelizmente, a CODEVASF ganhou destaque não por sua atuação no desenvolvimento sustentável das comunidades ribeirinhas. Não foi isso. Ela ganhou manchete por suspeita de corrupção. Uma empresa da importãncia da CODEVASF manchada por uma denúncia tão grave.

 

E vamos às notícias:

Empresa suspeita de corrupção na Codevasf pagou assessor de deputado do partido de Bolsonaro

https://br.vida-estilo.yahoo.com/empresa-suspeita-corrup%C3%A7%C3%A3o-na-codevasf-181300511.html

 

PF ACHA INDÍCIOS DE CORRUPÇÃO NA CODEVASF, ESTATAL LIGADA AO CENTRÃO

https://www.metropoles.com/brasil/pf-acha-indicios-de-corrupcao-na-codevasf-estatal-ligada-ao-centrao

 

Justiça Federal afasta gerente da  CODEVASF do Maranhão por suspeita de corrupção

https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2022/10/05/justica-federal-afasta-gerente-da-codevasf-do-maranhao-por-suspeita-de-corrupcao.ghtml

 

Codevasf doa cisternas em casas indicadas com adesivo de deputado aliado de Bolsonaro na Bahia

https://www.bnews.com.br/noticias/politica/codevasf-doa-cisternas-em-casas-indicadas-com-adesivo-de-deputado-aliado-de-bolsonaro.html

 

TCU divulga nota de esclarecimento sobre processos relacionados à Codevasf

https://portal.tcu.gov.br/imprensa/noticias/tcu-divulga-nota-de-esclarecimento-sobre-processos-relacionados-a-codevasf.htm

 

 

A informação moralizante de tudo isso é que o TCU  deu prazo para anulação do certame, penalizou por  5 anos 3 empresas envolvidas e de quebra, também irá passar o pente fino em outros contratos da CODEVASF.

 

Ai, você leitor, leitora, me pergunta: George, como isso pôde ter acontecido? Já falei sobre um pouco sobre corrupção na administração pública no texto  "De como nasce a corrupção". Não encerro por aqui. Farei mais pesquisas e voltarei com mais informações.

George Itaporanga
Enviado por George Itaporanga em 20/12/2022
Reeditado em 20/12/2022
Código do texto: T7675897
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.